Empresas

Veja as datas da temporada de balanços das empresas da B3

A temporada de balanços do segundo trimestre de 2023 já começou; veja as datas de divulgação dos resultados das principais companhias!

Uma mão segurando um saco de sisal estampado com cifrão transfere o pacote para uma mão extendida
A temporada de balanços divulgada por companhias deve estar no radar de investidores. Foto: Adobe Stock

Por Redação B3 Bora Investir

A temporada de balanços de resultados das empresas listadas na B3, a Bolsa de Valores do Brasil, já começou. É durante essa “safra” de dados que os investidores têm acesso a números importantes da produtividade e das finanças das companhias nas quais investem, como dívida, receita, EBITDA e patrimônio, entre outros.

Desta vez, é possível observar os dados das empresas relacionados ao segundo trimestre de 2023 (que recebe a abreviatura de 2T23). Afinal, não é fácil recolher essa quantia imensa de informação e a depuração dos dados leva, em geral, alguns meses. Por isso o balanço de um trimestre acontece, sempre, no seguinte. 

+ Entenda o que muda na nova política de dividendos da Petrobras

E por que os investidores ficam tão atentos a esta enxurrada de números? Para saber como as empresas da quais são sócios estão. A partir daí, vai ser possível tomar melhores decisões de investimento e decidir se certas ações valem a pena ou não.

Quais empresas divulgarão resultados nesta temporada?

Funciona assim: antes do pregão começar, algumas empresas vão até o site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para depositar seus resultados. Depois do fim das negociações em bolsa, um outro grupo, geralmente maior, vai lá e faz o mesmo. A cada dia, outras empresas repetem o processo até que todas elas tenham prestado contas aos seus investidores. 

Balanço de empresa: como analisar o documento para investir melhor? Veja aqui!

As datas e os horários abaixo foram coletados nos sites de Relação com Investidores (RI) de cada empresa. Mesmo assim, eles estão sujeitos a alterações.

Veja o calendário dos próximos dias da temporada de balanços do 2T23 para as principais empresas da B3:

Terça-feira, 1° de agosto 

A Klabin vai divulgar seus resultados antes do início do pregão. Já a Cielo e o Iguatemi o farão após o fim dele.

Quarta-feira, 2 de agosto

CSN Mineração, GetNinjas, Petrorio, Suzano e Taesa demonstram seus balanços de resultados depois do fechamento do mercado.

Quinta-feira, 3 de agosto

A Ambev divulgará seus números antes da abertura do mercado. Já a AES, Alpargatas, Bradesco, BR Properties, Cemig, Enauta, Fleury e Lojas Renner, quando as negociações da bolsa se encerrarem.

Sexta-feira, 4 de agosto

Um dos balanços mais esperados, o da Petrobras, será divulgado depois do fechamento da bolsa.

Segunda-feira, 7 de agosto 

A BB Seguridade demonstrará seus resultados antes do início das negociações. Itaú Unibanco, Movida, Paguemenos e Vivara, depois.

Terça-feira, 8 de agosto

As empresas Braskem, CVC, Enjoei, Gerdau, Méliuz, Raia Drogasil e TOTVS vão mostrar seus resultados após o pregão.

Quarta-feira, 9 de agosto

Os dados do BTG Pactual vêm antes do mercado. Os do Banco do Brasil, Eletromidia, Rede D’Or, Marisa, Minerva, Odontoprev, Positivo, SLC Agrícola e do Grupo Soma, após o encerramento das negociações em bolsa da B3.

Quinta-feira, 10 de agosto

Azul antes do mercado. Arezzo, BR Partners, C&A, Dotz, Locaweb, Oi, PetroRecôncavo, Petz, Sabesp, Via e Yduqs após o fechamento do mercado 

Segunda-feira, 14 de agosto

A Embraer e Ânima demonstrarão resultados antes da abertura do mercado. Já a 3R Petroleum, BRF, Cosan, Itaúsa, JBS, Magalu, Marfrig, Natura, Qualicorp, JHSF e Vibra revelam seus balanços depois do fim das negociações da bolsa.

Para mais conteúdos sobre investimentos, confira os conteúdos gratuitos do Hub de Educação Financeira da B3. Esse, por exemplo, é sobre Como Investir em Ações no Exterior.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.