Notícias

Entenda a importância da visita de Lula à China, maior parceiro comercial do Brasil

Presidente se reúne com o mandatário chinês, Xi Jinping, na sexta-feira, 14/04, para tratar das relações comerciais e assinar acordos de cooperação entre os dois países

Bandeira do Brasil e da China dividem a imagem
Reabertura econômica chinesa favorecerá parceiros comerciais do país asiático e empresas de setores estratégicos. Foto: AdobeStock

Por Redação B3 Bora Investir

Estreitar os laços econômicos e reconstruir as relações internacionais com o maior parceiro comercial do país. Esses dois pontos são os principais objetivos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sua comitiva com mais de 40 políticos e parlamentares que viajam para a China. O embarque na manhã desta terça-feira, 11/04, estava previsto para ocorrer no final de março, mas foi adiado por conta de problemas de saúde enfrentados por Lula.

A ida ao gigante asiático completa a agenda oficial do presidente brasileiro aos três maiores parceiros comerciais do país nos três primeiros meses de governo – Lula também visitou os Estados Unidos e a Argentina. Do lado chinês, o presidente brasileiro será o primeiro chefe de Estado a ser recebido pelo mandatário do país, Xi Jinping, desde que ele foi novamente reeleito pela Assembleia Popular Nacional, o parlamento do país, no mês passado. O encontro entre Lula e Xi será na sexta-feira, 14/04. 

A consolidação do papel de liderança do Brasil na América Latina e entre os países emergentes é uma das pretensões que Lula quer trazer na bagagem. O economista-chefe da Valor Investimentos, Piter Carvalho, explica que também está na lista de prioridades políticas do governo brasileiro apagar problemas diplomáticos causados pela gestão anterior.

“A China sabe que o governo atual é muito mais diplomático e sem aquela oscilação do governo anterior. Isso facilita bastante para a China, que também deve usar essa diplomacia para aumentar mais a sua presença na América do Sul. Nós precisamos deles e eles de nós. O país perdeu no passado muitas oportunidades, por isso hoje tem muitos empresários no país refazendo negociações que deixaram passar”. 

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.