Notícias

IPCA desacelera e sobe 0,61% em abril

A taxa acumulada pela inflação no ano ficou em 2,72%. O resultado acumulado em 12 meses foi de 4,18% até abril

Feira de alimentos. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Descubra como gastar menos e ainda ter uma alimentação melhor. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por Redação B3 Bora Investir

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou abril com alta de 0,61%, ante um avanço de 0,71% em março, informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado ficou dentro do intervalo das estimativas dos analistas, que previam um avanço desde 0,43% a 0,65%, mas acima da mediana positiva de 0,55%.

+ Petrobras vai distribuir R$ 24,7 bilhões em dividendos

A taxa acumulada pela inflação no ano ficou em 2,72%. O resultado acumulado em 12 meses foi de 4,18% até abril, ante taxa de 4,65% até março, dentro das projeções dos analistas, que iam de 3,99% a 4,60%, mas novamente acima da mediana de 4,12%.

Na visão de Andréa Angelo, estrategista de inflação da Warren Rena, a desaceleração foi incentivada pelo efeito da dissipação da reoneração parcial dos impostos federais (PIS/COFINS e CIDE) sobre combustíveis e do ICMS na TUST/TUSD no cálculo de energia elétrica. Itens de comunicação também ajudaram na descompressão do mês.

Por outro lado, a pressão de alta do índice no mês veio de alimentação no domicílio (leites, carnes e tubérculos), do reajuste de produtos farmacêuticos e de vestuário.

Apesar da desaceleração ser mais leve do que a esperada, para Angelo o movimento não é suficiente para mudar a narrativa do Banco Central em relação à Selic. “A inflação subjacente continua em níveis altos e a velocidade da desinflação segue em cheque, ainda que não tenha registrado piora adicional em relação ao IPCA-15 de abril”.

*Com informações da Agência Estado

Como organizar suas finanças? Veja neste curso oferecido pela B3

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias