Notícias

Mercado financeiro e Morning Call Safra: PEC da transição e reabertura da China

No Brasil, segue o impasse na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição, que pode ser divulgada hoje

Nota de Real brasileiro
100 reais and one hundred dollar bills. Money from Brazil and the United States, concept of negotiation between Brazil and the USA.

A sexta-feira, 11/11, começa com apetite a risco nos mercados internacionais após a China relaxar restrições contra a covid-19. Os índices futuros de ações norte-americanos sobem, reflexo do otimismo com a notícia de ontem de que a inflação nos Estados Unidos veio abaixo do esperado pelo mercado financeiro em outubro.

Ainda assim, o bom humor internacional pode ser insuficiente para apagar a preocupação dos investidores no Brasil com as sinalizações do novo governo. Segue o impasse na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição, que pode ser divulgada hoje, mas sem deixar de lado a possibilidade de novos ruídos e outras preocupações.

O Ibovespa fechou ontem com fortes perdas e o dólar disparou 4%, tendo como o cenário a preocupação com o risco fiscal atrelado aos planos do novo governo eleito de aumentar investimentos em projetos sociais, como explica o Morning Call Safra desta manhã:   

Mercado internacional 

As bolsas da Europa vão na mesma direção que a americana em otimismo, com exceção de Londres, após dados de atividade do Reino Unido como a contração do PIB do país no terceiro trimestre. Na Ásia, as altas foram expressivas com os investidores animados com alívio nas medidas contra a pandemia pelo governo chinês, o que tende a estimular a atividade. 

Abertura: Ibovespa sobe 0,23% aos 110.029,59 pontos

*Com informações da Agência Estado

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.