Notícias

Mercado financeiro hoje: agenda fraca em semana de feriado

Dados do Brasil e da China criam expectativa em meio à semana de pouco movimento

Balcão da b3 em frente a uma tela com gráficos
Nos próximos dias sai no Brasil o IGP-M de dezembro

Por Redação B3 Bora Investir

A semana é de agenda fraca e hoje os mercados dos Estados Unidos, Alemanha, Itália, Espanha e Portugal estão fechados pelo feriado de Natal e no Reino Unido, pelo Boxing Day, dia pós-Natal.

Nos próximos dias saem no Brasil o IGP-M de dezembro, além dos dados do Governo Central e setor público consolidado de novembro. O presidente diplomado, Luiz Inácio Lula da Silva, toma posse no próximo domingo, dia 1º de janeiro.

No exterior, hoje tem o lucro industrial da China de novembro e nos próximos dias vendas pendentes de imóveis dos EUA de novembro e índice dos gerentes de compras dos EUA, o PMI.

Bolsas internacionais e Brasil

Os poucos mercados internacionais que estão abertos operam sem liquidez nesta manhã, com dólar perto da estabilidade. Mais cedo, o euro e o iene ganharam força ante a moeda americana em meio a comentários sobre política monetária de dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) e Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês).

O surto de covid-19 na China pode vir a desencadear uma nova mutação do vírus, temem cientistas, visto que a cada infecção surge mais uma possibilidade de mutação do vírus. Mas há otimismo com a reabertura na China mesmo diante do aumento brusco de casos da doença no país, que tem complicado a tentativa de retorno à normalidade, e as bolsas da região fecharam em alta.

Com a maioria dos mercados fechados no exterior, hoje deve ser um dia sem liquidez nos negócios locais e as atenções devem seguir no governo de Transição. O mercado também segue de olho nas próximas nomeações para o governo de Lula.

Para mais conceitos de macroeconomia, acesse o HUB de Educação Financeira da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias