Notícias

Mercado financeiro hoje: curva de juros nos EUA impõe cautela no exterior

Em São Paulo, funcionários do Metrô, da CPTM e da Sabesp aprovaram a greve unificada para hoje, desde meia-noite, e que deve durar 24 horas

Notas de dólares sobrepostas. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Nos EUA, a inflação e a taxa básica de juros preocupam tanto quanto no Brasil. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Por Redação B3 Bora Investir

A terça-feira traz como destaques a produção industrial brasileira de agosto e o relatório de abertura de vagas nos Estados Unidos, chamado de Jolts, além de discurso do presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic.

Em São Paulo, funcionários do Metrô, da CPTM e da Sabesp aprovaram a greve unificada para hoje, desde meia-noite, e que deve durar 24 horas.

Tesouro americano

Os ganhos são limitados nos futuros de Nova York nesta manhã, enquanto a maioria das bolsas europeias recua em meio aos sinais de fraqueza das economias da região e à alta persistente dos rendimentos dos Treasuries, títulos de dívida do governo norte-americano, que pressionam as curvas de juros na Europa.

Os juros dos Treasuries aceleraram alta e renovaram máximas em décadas, enquanto investidores aguardam discurso do presidente do Federal Reserve (Fed) de Atlanta, Raphael Bostic, para monitorar novos sinais de política monetária.

+ Semana Mundial do Investidor 2023: confira como acompanhar os eventos

Risco fiscal no radar

A falta de tração no exterior deve influenciar os negócios locais em meio às preocupações com o risco fiscal no Brasil. Investidores ainda têm dúvidas se o governo vai conseguir aprovar no Congresso as medidas propostas para aumentar a arrecadação em cerca de R$ 170 bilhões em 2024 e, assim, alcançar os objetivos fixados no novo arcabouço.

O mercado aguarda ainda uma melhora da produção industrial em agosto, com alta de 0,5%, na margem, após recuo de 0,6% em julho. O dado, porém, pode ter efeito limitado nos juros e na percepção de que o Banco Central irá seguir na toada de cortes de 50 pontos-base da Selic nas próximas reuniões, como repetiu ontem o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto .

“A gente entende que o meio por cento é um ritmo apropriado hoje dadas as condições”, reforçou ao programa da TV Globo “Conversa com Bial”, exibido nesta madrugada. Segundo ele, a inflação “está indo para o caminho correto”. O presidente do BC explicou o que são os núcleos de inflação e a importância dessa medida para se saber a tendência estrutural dos preços.

Ontem o Ibovespa, o principal índice de ações da B3, a Bolsa de Valores do Brasil, fechou o pregão no vermelho, estreando o mês de outubro com desvalorização de 1,29%, cotado a 115.056 pontos. Na contramão, o dólar avançou com investidores observando movimentações no na renda fixa dos Estados Unidos.

+ Campos Neto defende meta fiscal e diz que inflação no Brasil ‘bateu no pico’

* Informações da Agência Estado

Quer ter acesso a diversos cursos gratuitos sobre finanças e investimentos? Confira o Hub de Educação da B3!

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias