Notícias

Semana Mundial do Investidor 2023: confira como acompanhar os eventos

Focado em temas atuais de investimentos, finanças e cripto, Semana Mundial do Investidor acontece entre os dias 2 e 8 de outubro

WIW, Semana Mundial do Investidor. Foto: Cauê Diniz/Divulgação B3
A Semana Mundial do Investidor (World Investor Week – WIW) é uma campanha global de proteção e educação dos investidores. Foto: Cauê Diniz/Divulgação B3

Por João Paulo dos Santos

Começa nesta segunda-feira, 2, e vai até o dia 8, a Semana Mundial do Investidor 2023. O início das atividades foi dado com um toque de campainha especial na sede da B3. A sétima edição da World Investor Week – WIW tem como temas centrais a resiliência do investidor, criptoativos e finanças sustentáveis.

O que é a Semana Mundial do Investidor

A Semana Mundial do Investidor (World Investor Week – WIW) é uma campanha global de proteção e educação dos investidores, bem como de educação financeira. Promovida pela Organização Internacional das Comissões de Valores, ou IOSCO, a iniciativa busca ligar a oferta de oportunidades educacionais à população de mais de 100 países, oferecidas por todos os membros da organização.

No Brasil, a Semana Mundial do Investidor é coordenada pela CVM, membro ordinário da IOSCO, e conta com a participação de entidades convidadas pelos membros brasileiros da IOSCO, como a ANBIMA e a B3.

+ 11 dicas de séries, podcasts, filmes e livros sobre investimentos

WIW 2023

Nesta sétima edição da WIW, que acontece de 2 a 8 de outubro, serão promovidas iniciativas presenciais, online e híbridas com foco na proteção e educação do investidor. O evento contará com cursos presenciais e à distância, divulgação de mensagens por redes sociais, lançamento de projetos educacionais e divulgação de vídeos sobre os temas abordados.

Os temas centrais da campanha da IOSCO WIW 2023 serão: resiliência do investidor, criptoativos e finanças sustentáveis. Também abordará temas complementares, como prevenção contra golpes e fraudes financeiras; noções de investimento; tecnologia e finanças digitais.

Entre os painelistas estarão presentes o influenciador Murilo Duarte, conhecido como Favelado Investidor, Gaby Chaves, influenciadora e gestora da plataforma de empoderamento financeiro da comunidade negra e periférica NoFront, e Pablo Spyer, economista-sócio da XP e apresentador da Jovem Pan.

Cristo Redentor iluminado

Para trazer ainda mais visibilidade para a agenda da educação financeira, a CVM, em parceria com a B3, iluminará o Cristo Redentor nesta segunda-feira , entre as 18h e 19h nas cores oficiais da iniciativa: verde, azul e amarelo.

Também será realizada na manhã de terça-feira (3) uma cerimônia no Santuário do Cristo Redentor, com a presença de representantes da B3, da CVM e de membros do órgão regulador do Uruguai, marcando assim o lançamento da Semana Global do Investidor nas Américas.

“A Semana do Investidor é uma importante iniciativa em nível global que provoca a reflexão sobre a importância da organização financeira para o bem-estar da sociedade. Seja gerindo melhor as finanças pessoais ou investindo para objetivos de longo prazo, a educação financeira é a chave para transformar sonhos em realidade, e a B3 se orgulha em poder fazer parte dessa agenda. Por meio da produção de conteúdo próprio em diversas plataformas e da colaboração com participantes de mercado, temos o potencial de transformar a vida de milhões de brasileiros, tornando a informação sobre finanças mais acessível e democrática”, afirma Juca Andrade, vice-presidente de Produtos e Clientes da B3.

De acordo com João Pedro Nascimento, presidente da CVM, celebrar a data no Cristo Redentor é um ato simbólico que reforça o compromisso da entidade com os investidores brasileiros.

“A educação financeira é um instrumento de inclusão social. Contar com o apoio do Santuário Cristo Redentor na realização deste evento inédito será de grande importância para a sociedade e para o Mercado de Capitais. Juntos, teremos a oportunidade de conscientizar um número amplo de cidadãos a respeito da relevância da educação financeira e demonstrar, na prática, que o Mercado de Capitais é ferramenta para o desenvolvimento de políticas públicas, em especial, aquelas de cunho econômico e social”, reforça o presidente da CVM.

+ Quer saber sobre diversificação de investimentos? Aprenda tudo neste curso gratuito

Como acompanhar a Semana Mundial do Investidor

Será possível acompanhar eventos, palestras, cursos e iniciativas da WIW pelo site https://semanadoinvestidor.cvm.gov.br/, onde também é possível conferir a agenda completa da semana especial.

Quer ter acesso a diversos cursos gratuitos sobre finanças e investimentos? Confira o Hub de Educação da B3!

Quer começar a investir? Confira este curso sobre “Começando a investir”. Outros cursos e conteúdos gratuitos você pode acessar no Hub de Educação Financeira da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias