Notícias

Mercado hoje: relatório de emprego nos EUA, o payroll, é destaque do dia

Será o primeiro relatório após a alta de juros promovida pelo Fed, o BC americano

Números sendo mostrados em uma tela
Os pontos da bolsa ajudam o investidor a tomar decisões, servindo como referência para as carteiras. Foto: Adobe Stock

Por Redação B3 Bora Investir

O relatório de emprego dos Estados Unidos de abril, o payroll, é o destaque desta sexta-feira, 05/05. O indicador divulgado hoje será o primeiro após a alta de juros promovida pelo Fed, o BC americano.

Discursos de dois dirigentes do Fed, James Bullard (St. Louis) e Lisa Cook (Board), também ficam no radar. Eles falam na parte da tarde, pouco antes da divulgação dos dados de crédito ao consumidor de março nos EUA.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita o Reino Unido, onde participa da coroação do Rei Charles III e tem encontro com o premiê Rishi Sunak.

No exterior

Balanços corporativos, como o da Apple, e indicadores mistos tendem a dar um tom positivo para as bolsas lá fora.

Contudo, o movimento é limitado diante dos temores de uma crise bancária. Os investidores temem que mais bancos regionais dos EUA entrem em colapso, diante das incertezas deflagradas pela quebra do Silicon Valley Bank (SVB), em março.

Nos EUA, a mediana de projeções aponta que a economia americana gerou 185 mil empregos em abril, após as 236 mil vagas criadas em março. O Fed também está atento à trajetória dos salários, por conta de seu impacto inflacionário. Os analistas consultados projetam crescimento de 0,3% no salário médio por hora em abril ante março.

Já os últimos indicadores divulgados na Europa foram decepcionantes. Na Alemanha, as encomendas à indústria caíram bem mais do que o esperado em março. Na zona do euro, as vendas no varejo caíram e também frustraram as expectativas.

Na China, o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços recuou de 57,8 em março para 56,4 em abril.

No Brasil

Os mercados devem concentrar as atenções no payroll e dirigentes do Fed em dia de agenda local esvaziada. O Ibovespa também é guiado por balanços corporativos, como os do Bradesco e Assaí.

No radar também fica a possibilidade de serem anunciados os dois nomes para a diretoria do Banco Central. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, prometeu uma definição ainda para esta semana.

Já a votação na Câmara do arcabouço fiscal, esperada para a próxima semana, pode ficar para o dia 15. Será o momento no qual Haddad irá retornar de viagem ao Japão e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), dos Estados Unidos.

*Com informações da Agência Estado

Como funciona uma bolsa de valores? Veja nesta curso oferecido pela B3

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias