Notícias

Mercado tem dia instável com ataques em Brasília, mas fecha no azul

No exterior, o cenário foi positivo diante das perspectivas em relação à reabertura da China

Painel da B3 mostra cotações das ações e gráfico da tendência do dia
O Ibovespa encerrou em alta de 0,15% aos 109.129 pontos

Por Redação B3 Bora Investir

A Bolsa do Brasil (B3) teve uma segunda-feira, 09/01, de volatilidade diante da repercussão dos atos antidemocráticos ontem em Brasília. Apesar dos episódios terem sido avaliados de forma negativa pelos investidores, não há receios de impactos na economia brasileira. A resposta rápida do governo brasileiro também ajudou a aliviar as preocupações.

No exterior, o otimismo dos mercados em relação a reabertura das fronteiras na China ajudou a levar a bolsa para o positivo. Apesar do alto número de casos de covid-19 no país asiático, o governo tem indicado uma flexibilização de sua política “Covid Zero”. No fim de semana, Pequim afirmou que as fronteiras serão abertas depois três anos. A medida deve impulsionar as viagens domésticas – durante o Ano-Novo Lunar, que começa em duas semanas.

 O Ibovespa encerrou em alta de 0,15% aos 109.129 pontos. Os maiores avanços foram das empresas ligadas a economia local. As ações ordinárias das lojas Americanas (AMER3) subiram 6,34% e da CVC Turismo (CVCB3) alta de 4,98%. Os papeis preferenciais da companhia aérea GOL (GOLL4) avançaram 3,94%.

 Já as ações das empresas de commodity tiveram leve queda. Os papéis ordinários da Vale (VALE3) caíram 0,12% e as preferenciais da Petrobras (PETR4) baixa de 0,04%. No mercado de câmbio, o dólar comercial – que operou com alta forte durante toda a manhã – fechou com leve avanço de 0,41%, cotado a R$ 5,25.

Novos desdobramentos

O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou no fim da tarde de hoje que o governo identificou em dez estados financiadores dos atos antidemocráticos promovidos por radicais em Brasília. Dino disse ainda que o país “caminha para absoluta normalização institucional com muita velocidade”, com a detenção de aproximadamente 1.500 envolvidos nos atos.            

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne ainda hoje com os governadores.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.