Mercado

Confira o funcionamento da bolsa no feriado de 12 de outubro

Bolsa brasileira, a B3, passa a funcionar normalmente em feriados municipais e estaduais de São Paulo

Fachada B3.
Fachada da B3: veja como a bolsa funcionará nos feriados ao longo do ano

Por João Paulo dos Santos

Se 2022 foi marcado por feriados no fim de semana, 2023 está cheio de comemorações que afetaram, e ainda afetarão, o funcionamento da bolsa de valores do Brasil, a B3. Neste mês de outubro temos o feriado do dia 12, quinta-feira, comemorado Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Na data, a B3 não funcionará, suspendendo as negociações em bolsa e voltando à normalidade na sexta-feira, 13, sem haver emenda.

Nas agências bancárias, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o atendimento bancário presencial ao público estará suspenso no dia, mas os canais digitais e remotos estarão disponíveis para transferências e pagamentos de contas.

Se você tem alguma conta de consumo, como de água, energia e telefone, com vencimento no dia do feriado, saiba que o documento poderá ser pago no dia útil seguinte, sem acréscimo do valor.

Bolsa em feriados estaduais e municipais

A partir deste ano, a bolsa tomou a decisão de funcionar em feriados estaduais e municipais (de São Paulo, cidade sede), como foi visto no dia 25 de janeiro, aniversário da capital paulista. 

Assim, os feriados de 9 de julho, Dia da Revolução Constitucionalista de 1932, e de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, não afetarão as negociações da B3, que operará normalmente.

Confira o calendário de feriados na bolsa em 2023:

Fevereiro

  • Dias 20 e 21 – Carnaval

Não haverá funcionamento da B3, tanto na segunda-feira, 20, quanto na terça-feira, 21, devido ao feriado de Carnaval. 

  • Dia 22 – Quarta-feira de Cinzas

No dia seguinte ao feriado de carnaval, a bolsa terá horário especial na Quarta-feira de Cinzas, 22 de fevereiro. As negociações e os registros terão início às 13h.

Abril

  • Dia 7 – Paixão de Cristo

Na sexta-feira, 7, feriado da Paixão de Cristo, não haverá operação na bolsa. As negociações voltam normalmente na segunda-feira, após a Páscoa, 10.

  • Dia 21 – Tiradentes

O feriado de Tiradentes em 21 de abril, sexta-feira, também afetará o funcionamento da B3. No dia, a bolsa não funcionará em nenhuma instância.

Maio

  • Dia 1 – Dia do Trabalho

O Dia do Trabalho, celebrado tradicionalmente em 1º de maio, cairá numa segunda-feira em 2023. Com isso, não haverá negociação na bolsa de valores no feriado nacional.

+ O que é a Bolsa de Valores? Saiba tudo sobre o assunto

Junho

  • Dia 8 – Corpus Christi

Tradicionalmente celebrado na quinta-feira, 60 dias após a Páscoa, o feriado de Corpus Christi acontecerá no dia 8 de junho neste ano. Apesar de ser considerado ponto facultativo, a B3 não funcionará no dia, voltando à normalidade na sexta-feira, 9, sem haver emenda.

Setembro

  • Dia 7 – Independência do Brasil

Após um hiato – desde junho -, a bolsa volta a parar para um feriado nacional. O 7 de setembro cai numa quinta-feira, onde não haverá operação na B3. Sem emenda, as negociações voltam normalmente na sexta-feira, 8.

Outubro

  • Dia 12 – Dia de Nossa Senhora Aparecida

Em 2023, o dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, caíra também numa quinta-feira, e como de costume, a bolsa não funcionará no feriado. No dia seguinte, sexta-feira, 13, a operação acontece normalmente.

Novembro 

  • Dia 2 – Finados

Mais um que cairá na quinta-feira, o feriado de Finados também afetará as operações da bolsa, interrompendo o funcionamento no dia e voltando apenas na sexta-feira, 3.

  • Dia 15 – Proclamação da República

Segundo feriado nacional de novembro, o dia da Proclamação da República será celebrado numa quarta-feira. Na data, a B3 não contará com negociações.

+ Conheça os 10 principais índices da bolsa do Brasil

Dezembro

  • Dia 25 – Natal

O Natal de 2023 será comemorado na segunda-feira, assim, as operações da bolsa serão interrompidas no dia. 

  • Dia 29 – Último dia útil do ano

Apesar de não ser feriado, o dia 29 de dezembro não terá negociação em bolsa. Sendo assim, o último dia de pregão do ano na B3 será no dia 28 de dezembro, quinta-feira.

Para saber ainda mais sobre investimentos e educação financeira, não deixe de visitar o Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias