Renda variável

O que é a Bolsa de Valores? Saiba tudo sobre o assunto

No Brasil, a B3 é a única bolsa em operação e faz bem mais do que intermediar a compra e venda de ações

Fachada da B3, Bolsa de Valores em São Paulo, Brasil. Foto: Casa.da.Photo - Adobe Stock
Hoje, além de corretoras e agentes especializados, há cerca de 4 milhões de pessoas físicas investindo em renda variável. Foto: Casa.da.Photo - Adobe Stock

Por João Paulo dos Santos

Nova York, Londres, São Paulo… Espalhadas pelo mundo todo, as bolsas de valores são mais do que um lugar para compra e venda de ações de empresas de capital aberto. Elas são o espaço para a negociação de diversos ativos financeiros, os chamados valores mobiliários.

É na bolsa de valores – no caso do Brasil, a única em operação é a B3 – onde investidores, entidades e pessoas físicas se encontram para fazer operações de compra e venda de ações de empresas do Brasil (são mais de 400) e do exterior, títulos de renda fixa, fundos imobiliários, derivativos, taxas de juros, commodities e até créditos de descarbonização.

A B3 também é responsável por administrar todo o sistema de registro, depósito, negociação, compensação e liquidação das operações, além de oferecer produtos e serviços para análise e aprovação de crédito. Isso tudo por meios digitais, a partir de sua base, em São Paulo.

Mas nem sempre foi assim. Cada Estado do país chegou a ter sua própria bolsa de valores e, no Brasil Império, as maiores eram em Salvador e no Rio de Janeiro. A B3 como conhecemos hoje surgiu só em 2017, fruto da consolidação do mercado financeiro em torno da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e da fusão com a BM&F (commodities e títulos públicos e a Cetip (Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos).

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.