Objetivos financeiros

Por que a cotação de uma ação sobe ou desce?

Descubra como são formados os preços no mercado secundário da bolsa de valores

Mulher segurando um tablet que apresenta tela com gráficos financeiros.
O mercado secundário é onde os investidores compram e vendem esses papéis uns aos outros por meio de suas corretoras.

A cotação da ação X está em baixa. A ação Y subiu e está cotada a tal valor. Essas são frases que mesmo quem acompanha de longe o mercado financeiro já escutou. Mas, afinal, por que a cotação de uma ação sobe ou desce?

A palavra “cotação” é usada no mundo dos investimentos para apontar o preço de uma ação em um determinado momento. Quando uma empresa decide abrir o capital (ou fazer um IPO), os investidores compram as ações pela primeira vez, diretamente da emissora. Esse é o chamado mercado primário.

Depois disso, há o mercado secundário, os investidores compram e vendem esses papéis uns aos outros por meio de suas corretoras, dentro da Bolsa de Valores. É a partir das ordens de compra e de venda, ou seja, da lei de oferta e demanda, que os preços desses ativos são definidos. Se há mais pessoas procurando comprar, o preço sobe. Se, por outro lado, há mais gente querendo vender, ele cai. Num fluxo contínuo de ajuste.

Todos querem negociar pelo melhor preço. Assim, compradores procuram vendedores dispostos a fechar negócio por um preço menor e vendedores procuram compradores dispostos a um preço maior.

Esse processo de organização de venda e compra é feito por uma ferramenta da B3 chamada livro de ofertas. Nele, procura-se uma combinação entre o cliente que envia uma ordem para sair do negócio (vender) e precisa encontrar um outro interessado em comprar aquele ativo, pelo mesmo preço e mesma quantidade.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias