Mercado

Ibovespa fecha em alta e dólar cai com inflação dos EUA no radar

CPI dos Estados Unidos veio levemente abaixo do esperado por economistas

Foto: Pixabay
O Ibovespa é o principal índice de ações da B3, a Bolsa de Valores do Brasil. Foto: Pixabay

Após trocar o sinal algumas vezes ao longo do dia, o Ibovespa se firmou e fechou em alta de 0,32%, aos 107.455 pontos, após os dados de inflação nos Estados Unidos (CPI) dar a toada do dia. O dólar fechou em queda de 0,75%, negociado a R$ 4,9495 na B3.

O índice de preços ao consumidor dos Estados Unidos (CPI, na sigla em inglês) avançou 0,4% em abril na comparação com o mês anterior, uma aceleração em relação ao resultado de março.

Indústria brasileira cresce 1,1% em março após duas quedas seguidas

A inflação atingiu 4,9% no acumulado de 12 meses, ainda bem acima do centro da meta de 2% do Federal Reserve  (banco central dos EUA). O dado anualizado ficou um pouco abaixo das expectativas de aumento de 5% na inflação de economistas ouvidos peloThe Wall Street Journal.

O núcleo do CPI, que desconsidera alimentos e energia, subiu 0,4% no mês e 5,5% no ano. “Apesar da inflação cheia estar desacelerando, o núcleo precisa dar mais sinais de arrefecimento para que o Fed tenha condições de encerrar o ciclo ou até reduzir a taxa de juros no futuro”, diz Gustavo Sung, economista-chefe da Suno Research.

Falência: saiba quais as principais consequências para companhias e investidores

Outro destaque no mercado internacional é a negociação em torno do teto da dívida dos Estados Unidos, que tem motivado um ambiente mais cauteloso no mercado nos últimos dias.

No Brasil, o arcabouço fiscal continua no foco. O relator do projeto de lei, deputado Cláudio Cajado (PP-BA), disse na noite de ontem que pode adiar a entrega do relatório do projeto para a semana que vem — a divulgação do texto estava prevista para amanhã.

Cajado praticamente descartou incluir a responsabilização do presidente da República em caso de descumprimento das metas fiscais, mas disse que estuda inserir gatilhos para travar gastos caso a meta não seja cumprida.

A produção da indústria brasileira subiu 1,1% em março ante fevereiro, conforme informou o IBGE. O desempenho superou levemente a mediana das expectativas coletadas pelo Valor Data, que era de alta de 1%.

Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre investimentos? Faça os cursos gratuitos no Hub de Educação Financeira da B3!

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias