Mercado

Mercado e Morning Call Safra: juros nos EUA e transição de governo no Brasil

O presidente do Fed, Jerome Powell, afirmou que os juros poderão ser elevados a um patamar acima do que aquele imaginado em setembro

Brasão do Sistema de Reserva Federal dos EUA
Símbolo do Federal Reserve System na Sala de Imprensa do FED, nos EUA. Fonte: Adobe Stock.

O mercado brasileiro volta do feriado repercutindo o desfecho da reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) e ao mesmo tempo atento ao encontro da equipe de transição de governo com o relator-geral do Orçamento de 2023.

Também hoje o Banco da Inglaterra (BoE) anuncia decisão de política monetária e a Petrobras divulga balanço do terceiro trimestre.

O Ibovespa terminou a terça de 1/11, véspera do feriado de Finados, com um aumento de 2%, reflexo da aceitação positiva com a transição de governo no Brasil, como explica o Morning Call Safra de hoje:

Mercado Internacional

 As bolsas internacionais operam no vermelho nesta manhã, com os futuros de Nova York estendendo as perdas mais fortes vistas ontem, diante da postura do Fed de manter o aperto monetário para conter a inflação, com alta de 75 pontos-base dos juros básicos, para a faixa entre 3,75% e 4,00% ao ano. 

Há pouco, os juros dos Treasuries, dívidas do Tesouro americano, renovavam máximas. 

O presidente do Fed, Jerome Powell, afirmou que os juros nos Estados Unidos poderão ser elevados a um patamar acima do que aquele imaginado na reunião de setembro e reafirmou o compromisso em baixar a inflação de volta à meta, de 2% ao ano. 

Na Europa, o índice de gerentes de compras (PMI) do Reino Unido recuou para 48,8, acima da previsão de 47,5, mas ainda abaixo de 50, mostrando contração. Ontem os PMIs da indústria da zona do euro e da Alemanha também mostraram contração da atividade. 

Na China, o PMI de serviços também caiu em outubro e segue abaixo de 50. 

Abertura: Ibovespa cai 1,59%, na mínima, aos 114.810, 76 pontos

Fechamento: Ibovespa fecha aos 116.896,36 pontos, queda de 0,03%

+ Pontos da bolsa: por que eles são o termômetro dos investidores?

*Com Informações da Agência Estado

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias