Mercado

Mercado financeiro e Morning Call Safra: dia de relatório trimestral de inflação

No Brasil, investidores devem monitorar ainda as discussões sobre a PEC da Transição na Câmara

Nesta manhã, as bolsas internacionais estendem perdas de ontem enquanto o valor da moeda americana sobe com investidores ecoando as declarações do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) , Jerome Powell, após a decisão de elevar os juros em 50 pontos-base, à faixa de 4,25% a 4,50%, interrompendo uma sequência de quatro altas. O BC americano também elevou as expectativas para a mediana das taxas em 2023, de 4,6% para 5,1%.

Na China, os indicadores econômicos apresentados vieram piores do que o esperado pelo mercado. A produção industrial chinesa cresceu 2,2% em novembro, na comparação anual, desacelerando após ganho de 5% visto em outubro. Já as vendas no varejo do país caíram 5,9% em novembro, na comparação anual, ante expectativa de redução de 3,3% dos economistas.

Por aqui, a cautela externa persistente deve pressionar os ativos locais em meio avaliações dos desdobramentos na Câmara da PEC da Transição e da votação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o orçamento secreto.

+ Como a flexibilização da política de Covid-Zero na China ajuda o Brasil

Radar dos investidores

Os destaques da agenda interna são o Relatório Trimestral de Inflação (RTI), o IGP-10 e o último leilão de títulos prefixados do Tesouro Nacional deste ano. Os investidores devem monitorar ainda as discussões sobre a PEC da Transição na Câmara e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que participará de café anual com jornalistas.

Nos mercados internacionais, estarão no radar dos investidores as decisões monetárias do Banco da Inglaterra (BoE) e do Banco Central Europeu (BCE), com entrevista da presidente da instituição, Christine Lagarde, devem nortear os mercados nesta quinta-feira, 15/12.

Indicadores dos Estados Unidos divulgados hoje, como o índice de atividade industrial Empire State de dezembro e as vendas no varejo de novembro, podem indicar os rumos da economia no país.

Ibovespa e as estatais

O Ibovespa encerrou ontem em leve alta de 0,20%, aos 103.745 pontos, em um dia de forte instabilidade. Na mínima do dia, o índice bateu os 101.632 pontos e contou com um tombo de quase 2% durante a sessão. Entre os papeis, a maior queda foi da Petrobras — as ordinárias da companhia (PETR3) despencaram 10,03% e as preferenciais (PETR4) tombaram 8,36%.

O movimento de aversão ao risco ocorreu após a aprovação de uma mudança na Lei das Estatais pela Câmara dos Deputados ontem, logo depois da indicação, pelo presidente eleito, do ex-ministro Aloizio Mercadante para o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). O Ibovespa só conseguiu se recuperar depois da decisão de juros do Federal Reserve (Fed) – o banco central americano.

A preocupação com a alteração na Lei das Estatais e o reflexo na bolsa são também explicados pelo Morning Call Safra desta manhã:

Com informações da Agência Estado