Mercado

Mercado financeiro e Morning Call Safra: exterior mostra aversão ao risco

Por aqui, a cautela no exterior tende a influenciar os mercados locais em dia de agenda esvaziada

Pessoas em volta da mesa na sala de reuniões
Juros dos EUA e possível recessão econômica interferem na liquidez e dividendos de BDRs. Foto: Redes Sociais FED

Esta sexta-feira, 16/12, tem como destaques para o mercado financeiro a divulgação das prévias de índices de gerente de compras (PMI, na sigla em inglês) de Estados Unidos e países europeus, além discursos da presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) de São Francisco, Mary Daly.

No exterior, as bolsas internacionais mostram uma postura defensiva nesta manhã, com os futuros de Nova York caindo mais de 1% e as bolsas europeias também no vermelho. O petróleo cai mais de 2% nesta manhã diante das preocupações com a demanda futura em meio ao risco de recessão global. E o índice de preços ao consumidor (CPI) da zona do euro subiu 10,1% em novembro, na comparação anual, ante previsão de 10,0%.

Por aqui, a cautela no exterior tende a influenciar os mercados locais em dia de agenda esvaziada. A queda do petróleo deve pesar nas ações da Petrobrás e outras petroleiras e o investidor já mira na próxima semana diante do impasse da votação da PEC da transição e falta de mais nomes para ministérios.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), sinalizou que a votação da mudança na Lei das Estatais pode ficar para o ano que vem. Aprovada na Câmara na terça-feira, 13/12, após a indicação de Aluizio Mercadante para a presidência do BNDES, o projeto altera a regra que tem como um dos objetivos barrar interferências políticas nas empresas vinculadas ao governo federal.

Estatais e Ibovespa

A estagnação das mudanças da Lei das Estatais contribuíram para que o Ibovespa fechasse praticamente estáveis, com uma leve baixa de 0,01%, aos 103.737 pontos. Na máxima do dia atingiu 105.483 pontos. Os papéis preferências da Petrobras (PETR4) avançaram 2,52% e os ordinários (PETR3) subiram 2,80%. As ações com direito a voto do Banco do Brasil (BBAS3) encerraram em alta de 2,41%.

O Morning Call Safra de hoje explica com mais detalhes a trajetória das negociações no dia:

Com informações da Agência Estado