Mercado

Mercado financeiro e Morning Call Safra: exterior mostra aversão ao risco

Por aqui, a cautela no exterior tende a influenciar os mercados locais em dia de agenda esvaziada

Pessoas em volta da mesa na sala de reuniões
Juros dos EUA e possível recessão econômica interferem na liquidez e dividendos de BDRs. Foto: Redes Sociais FED

Por Redação B3 Bora Investir

Esta sexta-feira, 16/12, tem como destaques para o mercado financeiro a divulgação das prévias de índices de gerente de compras (PMI, na sigla em inglês) de Estados Unidos e países europeus, além discursos da presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) de São Francisco, Mary Daly.

No exterior, as bolsas internacionais mostram uma postura defensiva nesta manhã, com os futuros de Nova York caindo mais de 1% e as bolsas europeias também no vermelho. O petróleo cai mais de 2% nesta manhã diante das preocupações com a demanda futura em meio ao risco de recessão global. E o índice de preços ao consumidor (CPI) da zona do euro subiu 10,1% em novembro, na comparação anual, ante previsão de 10,0%.

Por aqui, a cautela no exterior tende a influenciar os mercados locais em dia de agenda esvaziada. A queda do petróleo deve pesar nas ações da Petrobrás e outras petroleiras e o investidor já mira na próxima semana diante do impasse da votação da PEC da transição e falta de mais nomes para ministérios.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), sinalizou que a votação da mudança na Lei das Estatais pode ficar para o ano que vem. Aprovada na Câmara na terça-feira, 13/12, após a indicação de Aluizio Mercadante para a presidência do BNDES, o projeto altera a regra que tem como um dos objetivos barrar interferências políticas nas empresas vinculadas ao governo federal.

Estatais e Ibovespa

A estagnação das mudanças da Lei das Estatais contribuíram para que o Ibovespa fechasse praticamente estáveis, com uma leve baixa de 0,01%, aos 103.737 pontos. Na máxima do dia atingiu 105.483 pontos. Os papéis preferências da Petrobras (PETR4) avançaram 2,52% e os ordinários (PETR3) subiram 2,80%. As ações com direito a voto do Banco do Brasil (BBAS3) encerraram em alta de 2,41%.

O Morning Call Safra de hoje explica com mais detalhes a trajetória das negociações no dia:

Com informações da Agência Estado

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias