Mercado

Mercado financeiro e Morning Call Safra: payroll no exterior e IPCA no mercado interno

No exterior, bolsas ampliam perdas de ontem à espera do payroll americano, considerado crucial na trajetória dos juros americanos

Funcionários trabalham em empresa de telemarketing
O setor de serviços é um dos que mais gera postos de trabalho no mundo. Foto: Divulgação/Atento

Por Redação B3 Bora Investir

As publicações do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de fevereiro no Brasil e do relatório de emprego nos Estados Unidos, o payroll, devem movimentar os mercados nesta sexta-feira, 10/03. 

Também hoje o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reúne-se com ministros das áreas de infraestrutura e econômica para discutir a retomada de obras e investimentos e participa do anúncio de reajuste no repasse de valores do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

+ Pregões da B3 mudam de horário: veja os novos períodos de funcionamento 

No exterior

As bolsas ampliam perdas de ontem à espera do payroll americano, considerado crucial na trajetória dos juros do Federal Reserve (Fed, o banco central americano). A mediana das estimativas coletadas pelo Projeções Broadcast para o payroll é de criação de 220 mil vagas nos EUA no mês passado. 

Ontem, as bolsas de Nova York amargaram fortes perdas com um movimento de liquidação de ações do setor financeiro, diante da perspectiva de que os juros básicos dos EUA subam em ritmo mais veloz e fiquem em níveis elevados por mais tempo do que imaginava. As Bolsas europeias sofrem pressão adicional de indicadores da região. A Alemanha registrou alta de 0,8% na inflação ao consumidor em fevereiro, enquanto no Reino Unido a produção industrial de janeiro caiu, como previsto.

No Brasil

Os mercados locais devem se ajustar à cautela internacional em meio a repercussões do IPCA. Os investidores também esperam a definição do novo arcabouço fiscal e das indicações para duas diretorias do Banco Central em meio à proximidade da reunião do Copom, nos dias 21 e 22 de março. 

O líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmou que o novo arcabouço fiscal deve ser apresentado ao presidente Lula na próxima semana. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresentou o texto à ministra do Planejamento, Simone Tebet, que injetou ânimo ao declarar ontem que a “proposta agradará a todos, inclusive ao mercado”. 

Ontem, o Ibovespa B3, principal índice de ações da bolsa de valores brasileira, fechou em queda de 1,38%, a 105.071 pontos, após oscilar durante o pregão o dia todo. O sentimento negativo nas bolsas externas pressionou o desempenho, que desabou na reta final da sessão.

Dentre os destaques do dia esteve as ações da Hapvida (HAPV3), que lideraram as perdas, após a companhia afirmar que pode emitir mais ações no mercado. O Morning Call Safra de hoje explica esse e outros destaques do pregão de ontem:

*Com informações da Agência Estado

Para saber ainda mais sobre investimentos e educação financeira, não deixe de visitar o Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias