Mercado e Morning Call Safra: de olho no Copom e no desenrolar das eleições
Decisão da taxa Selic pelo Comitê de Política Monetária (Copom) acontece na quarta-feira e segundo turno das eleições no domingo
Nesta segunda (24), a expectativa é que o humor externo ameno dos investidores possa estimular ajustes na abertura dos mercados locais, em meio ao acirramento da disputa eleitoral às vésperas do segundo turno e à espera de manutenção da taxa Selic pelo Comitê de Política Monetária (Copom) na quarta-feira.
Os mercados repercutem hoje as prévias de outubro do índice de atividade dos gerentes de compras, o PMI, de vários países e dados chineses, enquanto aguardam as reuniões do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco do Japão (BoJ).
O IPCA-15 de outubro, o PIB dos EUA, o índice de preços de gastos com consumo (PCE), medida preferida de inflação do Federal Reserve, devem concentrar também as atenções na semana. Entre os balanços do terceiro trimestre previstos estão Vale, Santander, Ambev, Gol, Suzano e Usiminas, no Brasil, e Alphabet (Google), Meta e Apple, nos Estados Unidos.
O relatório de produção da Petrobras também será divulgado.
Mercado externo
Os índices futuros de Nova York se recuperam de perdas de mais cedo, após o rali no mercado à vista na semana passada, com investidores especulando ainda a possibilidade de o Federal Reserve (Fed) ser menos agressivo na reunião de política monetária de dezembro.
Na Europa, as Bolsas sobem na esteira de NY, após caírem mais cedo reagindo aos fracos PMIs da zona do euro, Alemanha e Reino Unido. O euro recua e a libra reduziu ganhos ante o dólar, com crise política do governo britânico no radar. Por lá, o ex-ministro de Finanças do Reino Unido e candidato a suceder Liz Truss no cargo de primeiro-ministro do país, Rishi Sunak tem o apoio de mais da metade dos 357 parlamentares do Partido Conservador, de acordo com veículos da imprensa local.
O dólar também avança ante o iene, enquanto o ministro de Finanças do Japão, Shunichi Suzuki, disse no Parlamento do país nesta segunda-feira que o governo irá tomar as ações necessárias no mercado de câmbio para conter a forte desvalorização do iene.
Na China, Xi Jinping é confirmado como líder pelos próximos 5 anos na China, como você confere no Morning Call Safra de hoje:
Abertura: Ibovespa cai 1.30% na mínima, aos 118.367,08 pontos.
*Com informações da Agência Estado