Mercado

Mercado financeiro hoje: decisão do BC Europeu sobre juros é destaque

Além da decisão do BCE, serão divulgados dados sobre auxílio-desemprego nos EUA. IGP-10 de março é foco da agenda brasileira

Balcão do bora investir
Bolsa de valores brasileira: decisões do Copom e do Fed vieram em linha com as expectativas, mas tom duro do Copom surpreendeu. Foto: Divulgação B3

Por Redação B3 Bora Investir

As atenções do mercado financeiro se voltam nesta quinta-feira, 16/03, para a decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), às 10h15. e a entrevista da presidente da instituição, Christine Lagarde, às 10h45.

Nos EUA, saem os pedidos semanais de auxílio-desemprego e dados do setor de construção (9h30).

Aqui, o IGP-10 de março é o principal indicador do dia. Divulgado às 8h, o índice de preços subiu 0,05% no mês ante alta de 0,02% em fevereiro, abaixo da mediana das projeções.

Cemig, CPFL Energia e Cyrela estão entre as empresas que divulgam balanços, após o fechamento da B3.

No exterior

Investidores esperam decisões menos rígidas do BCE hoje; do Fed, o banco central americano, na próxima semana, após a crise do Credit Suisse e dos americanos SVB e Signature.

A ação do Credit Suisse saltou 31%, após o banco aceitar ajuda do banco central suíço para fornecer liquidez. Mas a melhora de humor é tênue à medida que autoridades e analistas procuram aferir ainda a exposição no setor bancário ao banco e os riscos de contágio no sistema financeiro na Europa e global.

O Banco da Inglaterra (BoE) realizou reuniões de emergência nesta quarta-feira com outros bancos centrais, em meio ao aumento das preocupações sobre um possível desastre financeiro.

No Brasil

A cautela em Nova York pode inibir uma melhora do Ibovespa. O principal índice da bolsa brasileira encerrou a sessão de ontem em queda de 0,25%, aos 102.600 pontos, após passar a maior parte do pregão em forte queda. 

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que apresentará nesta sexta-feira, 17/03, o novo arcabouço fiscal ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que a regra seja incluída no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO).

*Com informações da Agência Estado

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.