Mercado

Mercado financeiro hoje e Morning Call Safra: arcabouço fiscal e dados dos EUA no foco

Em dia morno com relação a indicadores, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deve apresentar a proposta do novo arcabouço fiscal ao vice-presidente Geraldo Alckmin

Painel IBOVESPA mostra número negativo em destaque acompanhado sequência de outros números
As ações mais negociadas foram as ordinárias da Vale (VALE3) que subiram 1,53%.

Por Redação B3 Bora Investir

Em dia morno com relação a indicadores, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deve apresentar nesta terça-feira, 14/03, a proposta do novo arcabouço fiscal ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, antes de entregá-la ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto.

A divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos em fevereiro é o destaque da agenda internacional e o relatório mensal de petróleo da Opep também será monitorado pelos investidores.

No exterior

Os riscos à atividade econômica americana devem pesar mais do que o novo índice da inflação na calibragem das apostas para a decisão de juros do Fed, o banco central americano, da próxima semana.

Uma ferramenta do CME Group aponta que as chances de uma alta de juros de 25 pontos-base, à faixa de 4,75% a 5% ao ano, é de 72,3%, ao passo que a chance de que não haja manutenção estava em 27,7%. O Goldman Sachs e a Capital Economics prevêem manutenção do juro americano por riscos ao sistema bancário e de pouco forçado da economia.

As bolsas asiáticas sofreram fortes perdas por temor de contágio, principalmente em Tóquio, com investidores avaliando a exposição direta a riscos das falências dos EUA na região.

No Brasil

Índices de ações lá fora pode amenizar os ajustes na abertura da B3 em meio a repercussões de balanços trimestrais, como os de Eletrobras e Natura.

Investidores continuam na expectativa de informações sobre a nova regra fiscal que será apresentada ao presidente Lula em meio a pressões políticas contra o Banco Central, a uma semana do início da reunião do Copom.

Haddad afirmou, ontem, que a ideia é encerrar os trâmites da proposta do arcabouço fiscal antes da viagem do presidente Lula à China, no próximo dia 24.

A segunda-feira foi de grande incerteza. O Ibovespa operou em forte instabilidade pressionado pela crise de bancos americanos. Acompanhe mais no Morning Call Safra:

*Com informações da Agência Estado

Para saber ainda mais sobre investimentos e educação financeira, não deixe de visitar o Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.