Mercado

Mercado financeiro hoje e Morning Call Safra: discurso de Powell e âncora fiscal guiam índices

Ambiente político mais calmo no país deve influenciar um dia de ganhos para a bolsa brasileira

Fachada B3.
Fachada da B3: veja como a bolsa funcionará nos feriados ao longo do ano

Por Marília Almeida

O destaque da agenda desta terça-feira, 7/3, é o discurso do presidente do Fed, o banco central americano. Jerome Powell será sabatinado em sessão do Comitê Bancário do Senado americano.

Também nos Estados Unidos serão divulgados indicadores de estoques no atacado, crédito ao consumidor e estoques de petróleo.

Por aqui, foi divulgado o IGP-DI de fevereiro. O índice de preços ficou praticamente estável, resultado ligeiramente acima da mediana das projeções. O dado não deve gerar uma reação expressiva no mercado, apontam analistas da corretora Guide.

13h – EUA – Discurso de Jerome Powell – Fed
17h – EUA – Crédito ao Consumidor (janeiro) – Fed

Cautela sobre aperto monetário lá fora

Índices acionários registram ganhos modestos nos EUA e na zona do euro. 

Investidores aguardam que Powell sinalize qual será o ritmo de aperto monetário nos EUA nos próximos meses. Estimativa do CME Group é que a taxa básica americana possa superar 5,25% até o fim deste ano.

Na Alemanha, as encomendas à indústria subiram 1% em janeiro ante dezembro, superando a expectativa de queda de 1%. Mas o Commerzbank destacou que o resultado se deve basicamente a um salto na demanda por aviões e avaliou ser improvável que sinalize uma recuperação do setor.

Na Austrália, o banco central elevou os taxa básica de juros para 3,60% ao ano, e sinalizou que mantém a disposição para continuar aumentando os juros e que está preparado para fazer o que for preciso para conter a inflação.

Na China, as exportações sofreram queda anual menor do que se esperava no primeiro bimestre de 2023, de 6,8%.

Calmaria política no Brasil

O ambiente político mais calmo no país deve impulsionar mais um dia de ganhos para a bolsa brasileira. O mercado segue na expectativa da apresentação do arcabouço fiscal, que deve ocorrer antes da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) deste mês, que ocorre nos dias 21 e 22.

Ontem o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que “fechou” o novo arcabouço internamente, mas o texto ainda tem de ser mostrado para o presidente Lula. Ele também reiterou que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, está participando do processo de indicações para as duas diretorias da autarquia, o que gerou alívio para as expectativas sobre a curva de juros.

Com alta valorizações das companhias aéreas, ganhos da Petrobras e instituições financeiras, o Ibovespa fechou em alta de quase 1% nesta segunda-feira. A Azul anunciou avanços na negociação de dívidas com credores, o que impulsionou seus papéis na bolsa. Acompanhe no Morning Call Safra:

*Com informações da Agência Estado

Para saber ainda mais sobre investimentos e educação financeira, não deixe de visitar o Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias