Mercado

Mercado financeiro hoje e Morning Call Safra: discurso de Powell e âncora fiscal guiam índices

Ambiente político mais calmo no país deve influenciar um dia de ganhos para a bolsa brasileira

Fachada B3.
Fachada da B3: veja como a bolsa funcionará nos feriados ao longo do ano

O destaque da agenda desta terça-feira, 7/3, é o discurso do presidente do Fed, o banco central americano. Jerome Powell será sabatinado em sessão do Comitê Bancário do Senado americano.

Também nos Estados Unidos serão divulgados indicadores de estoques no atacado, crédito ao consumidor e estoques de petróleo.

Por aqui, foi divulgado o IGP-DI de fevereiro. O índice de preços ficou praticamente estável, resultado ligeiramente acima da mediana das projeções. O dado não deve gerar uma reação expressiva no mercado, apontam analistas da corretora Guide.

13h – EUA – Discurso de Jerome Powell – Fed
17h – EUA – Crédito ao Consumidor (janeiro) – Fed

Cautela sobre aperto monetário lá fora

Índices acionários registram ganhos modestos nos EUA e na zona do euro. 

Investidores aguardam que Powell sinalize qual será o ritmo de aperto monetário nos EUA nos próximos meses. Estimativa do CME Group é que a taxa básica americana possa superar 5,25% até o fim deste ano.

Na Alemanha, as encomendas à indústria subiram 1% em janeiro ante dezembro, superando a expectativa de queda de 1%. Mas o Commerzbank destacou que o resultado se deve basicamente a um salto na demanda por aviões e avaliou ser improvável que sinalize uma recuperação do setor.

Na Austrália, o banco central elevou os taxa básica de juros para 3,60% ao ano, e sinalizou que mantém a disposição para continuar aumentando os juros e que está preparado para fazer o que for preciso para conter a inflação.

Na China, as exportações sofreram queda anual menor do que se esperava no primeiro bimestre de 2023, de 6,8%.

Calmaria política no Brasil

O ambiente político mais calmo no país deve impulsionar mais um dia de ganhos para a bolsa brasileira. O mercado segue na expectativa da apresentação do arcabouço fiscal, que deve ocorrer antes da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) deste mês, que ocorre nos dias 21 e 22.

Ontem o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que “fechou” o novo arcabouço internamente, mas o texto ainda tem de ser mostrado para o presidente Lula. Ele também reiterou que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, está participando do processo de indicações para as duas diretorias da autarquia, o que gerou alívio para as expectativas sobre a curva de juros.

Com alta valorizações das companhias aéreas, ganhos da Petrobras e instituições financeiras, o Ibovespa fechou em alta de quase 1% nesta segunda-feira. A Azul anunciou avanços na negociação de dívidas com credores, o que impulsionou seus papéis na bolsa. Acompanhe no Morning Call Safra:

*Com informações da Agência Estado

Para saber ainda mais sobre investimentos e educação financeira, não deixe de visitar o Hub de Educação da B3.