Mercado

Mercado financeiro hoje e Morning Call Safra: IGP-DI e eleições nos EUA

Atenções nos mercados devem se manter na transição de governo e na definição do nome do ministro da Economia do governo de Lula

Caminhão descarregando material em indústria brasileira que manipula cana de açúcar
Negociadas no mundo todo, as commodities têm preços dependentes das cadeias de produção e consumo globais.

As atenções nos mercados devem se manter na transição de governo e na definição do nome do ministro da Economia do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a partir de 2023. Reuniões em Brasília para debater a PEC da Transição serão monitoradas ao longo do dia. 

O IGP-DI de outubro é o indicador de destaque. O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna, calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre), indica a movimentação dos preços no Brasil e é um dos medidores da inflação no país. 

Entre os balanços esperados, Bradesco, Braskem e 3R Petroleum divulgam resultados à noite. No exterior, às eleições de meio de mandato dos Estados Unidos, que vão definir o comando do Congresso, ficará no foco com a agenda econômica vazia.

Ontem, depois de uma semana de ganhos, o ibovespa recuou pressionado por ações de estatais, como traz o Morning Call Safra:

+ Equilibro fiscal e empregos de qualidade são grandes desafios de Lula na economia

Mercado internacional

Os índices futuros das bolsas de Nova York passaram a subir modestamente nesta manhã em meio a expectativas sobre o desfecho das eleições de meio de mandato nos Estados Unidos, que deve definir os novos titulares de 435 assentos da Câmara dos Representantes, eleitos a cada dois anos, e 35 no Senado, com mandato de seis anos.

A China divulga o resultado da inflação oficial no país no último mês, tanto para o produtor quanto para o consumidor.

COP 27 e as decisões sobre o Clima

No primeiro dia útil da cúpula do clima, a COP 27 no Egito, o secretário-geral da ONUAntónio Guterres, pediu aos países para trabalharem juntos para reduzir as emissões de gases de efeito estufa no mundo. Enfático, advertiu aos mais de 100 líderes mundiais reunidos: “cooperar ou morrer”.

Em seu discurso, o presidente da França, Emmanuel Macron, disse que os países ricos não europeus devem ajudar financeiramente as nações pobres a lutar contra as mudanças climáticas. “Precisamos de um grande choque no financiamento. Estados Unidos e China devem responder a este desafio. É necessário pressionar os países ricos não europeus “, declarou em um encontro com jovens.

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, vai participar do evento na semana que vem. Já o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, falará no encontro ainda esta semana.

Abertura: Ibovespa abre em queda de 0,04%, a 115.334 pontos.

Fechamento: Ibovespa fecha em alta de 0,71% aos 116.160,35 pontos

*Com informações da Agência Estado

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias