Mercado

Mercado financeiro hoje e Morning Call Safra: indicadores nos EUA e Europa são destaque

No Brasil, os investidores devem monitorar a sondagem industrial e balanços de empresas como Gol e CNS.

Mulher negra usa TV com análise de crescimento e gráficos. Foto: Adobe Stock
Company Operations Director Holds Sales Meeting Presentation for Employees and Executives. Creative Black Female Uses TV Screen with Growth Analysis; Charts; Ad Revenue. Work in Business Office.

Nesta quarta-feira, 8/03, indicadores e eventos programados na Europa e nos Estados Unidos devem guiar os mercados ao longo do dia, com destaque para os relatório de emprego dos Estados Unidos e o Livro Bege do Federal Reserve (Federal Reserve, o banco central americano) sobre as condições econômicas regionais nos EUA. 

No Brasil, os investidores devem monitorar a sondagem industrial e balanços de empresas como Gol e CNS. Para marcar o Dia Internacional de Luta das Mulheres, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinará o Projeto de Lei (PL) a ser enviado ao Congresso, para promover a igualdade salarial entre homens e mulheres que exerçam a mesma função.

Juros americanos preocupam

Os índices futuros norte-americanos estão operando em leve alta, após as bolsas por lá registrarem perdas de mais de 1% na sessão anterior causadas pelos comentários de Jerome Powell, presidente do Fed no Senado. Ele afirmou que o ritmo de aumento nas taxas pode ser intensificado, caso os dados econômicos assim justifiquem, colocando os holofotes hoje sobre a sessão de perguntas e resposta a Powell na Câmara, à medida que ele costuma repetir seu discurso feito aos senadores, e nos indicadores de empregos americano, principalmente o payroll de fevereiro, na sexta-feira. 

Na Europa, predominam quedas nas bolsas, ecoando Powell e indicadores da região. Em janeiro, a produção industrial da Alemanha subiu bem mais do que o previsto, mas as vendas no varejo sofreram uma inesperada queda. 

Arcabouço fiscal no Brasil

Por aqui, os mercados de câmbio e juros futuros ficam sensíveis à alta do dólar e dos retornos de Treasuries nesta manhã em meio a um compasso de espera por Powell e a apresentação do arcabouço fiscal pelo governo Lula. 

Ontem à noite, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, afirmou que entregou ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a Carta dos Governadores, com temas centrais no apoio à reforma tributária, revisão das dívidas estaduais e defesa do pacto federativo. 

Ontem, o Ibovespa encerrou o dia com recuo de 0,66%, aos 104.227 pontos, reflexo do movimento de queda das bolsas no exterior que caíram em decorrência da preocupação com os juros americanos após as falas de Powell. O Morning Call de Safra de hoje traz explicações sobre esse distanciamento dos investidores do risco ontem:

*Com informações da Agência Estado