Mercado

Mercado financeiro hoje: Haddad e Campos Neto seguem na mira de investidores

Entre os indicadores, destaque para os dados do setor público consolidado e ao desemprego medido pela Pnad Contínua do trimestre

Tela mostrando o gráfico do mercado de ações
Painel da B3. Divulgação/B3

Por Redação B3 Bora Investir

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estará nesta sexta-feira em São Paulo para explicar mais sobre o arcabouço fiscal, anunciado nesta quinta-feira, 30/03, em encontros com agentes do mercado financeiro e do setor produtivo, como Anbima e Fiesp.

O presidente do BC, Roberto Campos Neto, faz palestra em evento na sede do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília.

Entre os indicadores, o destaque são os dados do setor público consolidado de fevereiro, divulgado às 8h30, e o desemprego medido pela Pnad Contínua do trimestre até fevereiro (9h).

Nos Estados Unidos, será anunciado o índice de preços ao consumidor medido pelo PCE, às 9h30, e o índice de sentimento do consumidor da Universidade de Michigan, com expectativas de inflação em 1 ano, às 11h.

Estão previstos também para o dia discursos de vários dirigentes do Fed: John Williams, de NY (15h), a diretora Lisa Cook (18h45) e o diretor, Christopher Waller (23h).

A presidente do BCE, Christine Lagarde, também discursa hoje, às 12h.

No exterior

O índice de preços ao consumidor (CPI) da zona do euro desacelerou e ficou abaixo das expectativas em março, com alta de 6,9%, o menor nível em 13 meses.

Contudo, a taxa de desemprego na região se manteve na mínima recorde de 6,6% em fevereiro. Na Alemanha, as vendas no varejo recuaram 1,3% em fevereiro na margem.

Nos Estados Unidos, investidores aguardam o PCE, que tem forte influência na trajetória dos juros americanos.

As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta sexta-feira, após Wall Street acumular ganhos pelo segundo pregão seguido e dados de atividade indicarem que a China segue em recuperação.

Liderando o movimento, o índice sul-coreano Kospi avançou 0,97% em Seul, enquanto o japonês Nikkei subiu 0,93% em Tóquio. O Hang Seng registrou ganho de 0,45% em Hong Kong, e o Taiex mostrou leve alta de 0,12% em Taiwan. Na China continental, o Xangai Composto subiu 0,36%.

No Brasil

O pregão pode começar com ganhos moderados para o Ibovespa, ante o fôlego curto no exterior.

Contudo, os dados da China, mostrando que a economia segue em expansão, podem ajudar. Já o dólar mais fraco ante moedas emergentes tende a beneficiar o real.

O mercado acompanhará comentários que surjam do mercado sobre encontro com Haddad sobre o arcabouço e olha também Campos Neto.

*Com informações da Agência Estado

Para saber ainda mais sobre investimentos e educação financeira, não deixe de visitar o Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.