Mercado

Mercado financeiro hoje: reunião do Conselho Monetário Nacional 

O índice IBC-Br de atividade econômica de dezembro e de 2022 será monitorado

Notas de dólar e euro sobrepostas, saiba como investir nessas e em outras moedas internacionais. Foto: Adobe Stock
Há diversos produtos financeiros no mercado que possibilitam esse investimento em divisas internacionais. Foto: Adobe Stock

Por Redação B3 Bora Investir

Sem a meta de inflação na pauta, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, e o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, participam nesta quinta-feira, 16/2, da primeira reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. 

O índice IBC-Br de atividade econômica de dezembro e de 2022 também será monitorado. Vale e XP publicam balanços, além de outras empresas. Lá fora, o índice de preços ao produtor (PPI) dos Estados Unidos em janeiro e comentários de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco da Inglaterra (BoE) ajudam a guiar os mercados durante o dia.

Dólar e Euro 

Os índices futuros de Nova York operam sem direção única nesta manhã, após ganhos nos mercados à vista ontem com os dados do varejo e da indústria dos Estados Unidos em janeiro bem melhores do que o esperado. Ainda que os indicadores ajudem a amenizar os temores de recessão, eles podem, por outro lado, dar impulso à inflação, o que levaria o Federal Reserve a manter juros altos por mais tempo. 

Na Europa, os mercados de ações avançam com investidores analisando balanços de grandes empresas e bancos da região, como Airbus, Commerzbank e Renault, e no aguardo de indicadores dos EUA e comentários de dirigentes de grandes bancos centrais. O euro perdeu força ante o dólar após o dirigente do BCE, Fabio Panetta, dizer que a instituição precisa considerar os riscos de apertar demais sua política monetária.

Metas de inflação e Ibovespa

A falta de tração nas bolsas americanas pode inibir o desempenho do Ibovespa na abertura de hoje, em meio às repercussões de resultados trimestrais publicados ontem por várias empresas, como Telefônica, Assaí e B3. Nos juros e no câmbio, ainda que não esteja pautado um voto sobre mudança das metas de inflação no CMN de hoje, ficam no radar as declarações do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

A Bolsa do Brasil (B3) operou no positivo durante a maior parte do pregão de ontem e o Ibovespa encerrou em alta de 1,62%, aos 109.600. O bom desempenho veio após as falas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, feitas em evento promovido pelo banco BTG Pactual. Na ocasião, o ministro afirmou que as alterações nas metas da inflação não farão parte das próximas decisões do Conselho Monetário Nacional (CMN).

*Com informações da Agência Estado

Para saber mais sobre investimento e mercado de capitais acesse os conteúdos gratuitos do Hub de Educação Financeira da B3!

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias