Mercado

Mercado hoje: aprovação do arcabouço fiscal é destaque do dia

Agenda inclui ainda as leituras preliminares dos índices dos gerentes de compras (PMIs) dos setores industrial e de serviços dos Estados Unidos

Fachada B3.
Fachada da B3: veja como a bolsa funcionará nos feriados ao longo do ano

Por Redação B3 Bora Investir

A aprovação do arcabouço fiscal na Câmara é o destaque desta quarta-feira, 23/08, que traz ainda as leituras preliminares dos índices dos gerentes de compras (PMIs) dos setores industrial e de serviços dos Estados Unidos.

A Câmara deve votar MPs do Salário Mínimo e da correção da tabela do IR. O presidente Lula e ministro da Fazenda, Fernando Haddad, têm compromissos relativos ao encontro dos BRICS, na África do Sul.

No exterior

A Europa registrou uma série de PMIs fracos. O PMI composto da Alemanha recuou a 44,7, na mínima em 39 meses e mais distante da marca de 50, que separa contração da expansão. Já o PMI da zona do euro recuou de 48,6 em julho a 47,0 na prévia de agosto, na mínima em 33 meses, e abaixo das estimativas de analistas, de 48,5. No Reino Unido, o PMI composto caiu de 50,8 em julho a 47,9 na leitura prévia de agosto, na mínima em 31 meses, também abaixo do esperado (50,3).

A Capital Economics afirma que os números dos PMIs da Alemanha e zona do euro são consistentes com a visão da consultoria de que a zona do euro sofrerá contração econômica no terceiro trimestre, enquanto a pressão subjacente sobre os preços “continuará muito forte”.

Nos Estados Unidos, investidores aguardam os PMIs do país e pelo discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, nesta sexta-feira em Jackson Hole.

No Brasil

O andamento da pauta econômica no Congresso com a aprovação do arcabouço fiscal deve dar fôlego ao Ibovespa.

O texto do arcabouço vai substituir o atual modelo de teto de gastos na definição das regras para o crescimento das despesas federais. O texto, que teve 379 votos a favor e 64 contra, segue agora para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

+ China corta taxa básica de juros em meio a fracasso na retomada econômica do país

E o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, confirmou ontem à noite que o governo editará uma medida provisória prevendo a tributação de fundos exclusivos, para funcionar como fonte de compensação da atualização da tabela do Imposto de Renda.

Já a Fazenda irá enviar um projeto de lei ao Congresso sobre a taxação de offshore, já que os parlamentares decidiram não votar essa regra na MP do Salário Mínimo, que precisa ser deliberada até a próxima segunda-feira, 28.

Aprenda a investir em ações. Confira este curso gratuito disponibilizado pelo Hub de Educação Financeira da B3

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.