Mercado

Mercado hoje: índice de confiança na Europa e desemprego nos EUA são destaques

No Brasil, lançamento da Agenda de Reformas Financeiras tem a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad

Novo mercado: Listagem de Ações na Bolsa.
Melhores práticas de administração melhoram o valor da empresa, dão mais liquidez às suas ações e mais segurança aos investidores. Foto: Divulgação B3.

Por Redação B3 Bora Investir

No exterior, são esperados o índice de confiança do consumidor da zona do euro, além dos pedidos de auxílio-desemprego e vendas de moradias usadas dos Estados Unidos.

O lançamento no Rio de Janeiro da Agenda de Reformas Financeiras, com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é o destaque local nesta quinta-feira, 20/07. O objetivo é o aprimoramento regulatório para a atuação do mercado financeiro.

No exterior

Nos Estados Unidos, os balanços trimestrais da Netflix e IBM decepcionaram em termos de receita. Por outro lado, o papel da United Airlines reagia positivamente em reação aos seus resultados.

Na Europa, o sinal das bolsas é positivo após a taxa anual de preços ao produtos (PPI) da Alemanha ficar em 0,1% em junho, de alta de 1% em maio, e o menor aumento desde dezembro de 2020 (+0,2%).

Na Ásia, as bolsas fecharam em baixa após o PBoC, o banco central chinês, manter suas principais taxas de juros inalteradas, apesar da fraqueza dos últimos dados econômicos da China, a segunda maior econômica do mundo. No começo da semana, Pequim revelou que o Produto Interno Bruto (PIB) da China desacelerou no segundo trimestre e frustrou as expectativas.

No Brasil

Uma eventual baixa em Nova York pode pesar no Ibovespa nesta quinta-feira de agenda sem indicadores locais.

No front doméstico, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou ontem que o foco da equipe econômica em agosto será na aprovação final do arcabouço fiscal pela Câmara dos Deputados, assim como a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Ela também reforçou a previsão de entrega do projeto de lei do orçamento de 2024, que precisa ser entregue ao Congresso até 31 de agosto, além do Plano Plurianual (PPA). Segundo Tebet, até sexta-feira, 21, os ministérios receberão as estimativas orçamentárias para o próximo ano.

Já o ministro Fernando Haddad afirmou ontem que vai enviar ao Congresso projeto de lei para tributar os fundos de investimento exclusivos. A proposta estará em um pacote de medidas econômicas que será remetido ao Legislativo em agosto, junto com o Orçamento de 2024.

*Com informações da Agência Estado

Quer entender como fazer análise técnica de ações? Confira este curso gratuito oferecido pelo Hub de Educação Financeira da B3

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias