Mercado

Mercado hoje: PIB dos EUA e IPCA-15 são foco do dia

PIB americano será divulgado em meio às negociações sobre a elevação do teto da dívida americana. Investidores locais acompanham a tramitação do arcabouço fiscal

Painel de ações na B3. Foto: Divulgação/B3.
Ibovespa mergulha nesta segunda-feira repercutindo expectativas sobre a decisão do Copom de amanhã. Foto: Divulgação/B3.

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos é o destaque da agenda internacional nesta quinta-feira, 25/05. O indicador será divulgado em meio ainda às negociações sobre a elevação do teto da dívida americana, cujo prazo para evitar um calote termina no dia 1º de junho.

No Brasil, as atenções recaem sobre o IPCA-15 de maio. Investidores também acompanham a reunião de líderes partidários do Senado para decidir se o arcabouço fiscal passará por comissões ou se vai direto a plenário.

Além disso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participam de eventos, entre eles de anúncio de acesso da população a carros novos. Já o presidente do BC, Roberto Campos Neto, tem discurso gravado a ser apresentado em evento da Moody’s.

No exterior

O pano de fundo nos mercados ainda é de cautela diante das dificuldades do governo dos Estados Unidos de fechar um acordo com a oposição para elevar o teto de sua dívida. Em função desse impasse, a Fitch colocou ontem o rating AAA dos EUA em observação negativa.

Na Europa, a Alemanha registrou contração de 0,3% da economia no 1º trimestre e entrou em recessão. Ao mesmo tempo, foi divulgado que a confiança do consumidor deve melhorar pelo oitavo mês consecutivo em junho. Contudo, isso deve acontecer a um ritmo mais lento.

No Brasil

O otimismo da maioria das bolsas americanas pode ser favorável ao Ibovespa. Porém, o petróleo em queda e incertezas sobre o teto da dívida americana podem pesar sobre o principal índice da B3.

A agenda externa também pode movimentar os negócios, com o PIB e negociações do teto da dívida dos EUA em destaque.

+ Quais são as etapas do pregão da B3?

Aqui, o mercado monitora também a tramitação do arcabouço no Senado e se ele poderá ser votado direto no plenário.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse nesta quarta-feira, 24/05, ser importante votar na Casa a nova regra fiscal ainda em junho. Ele afirmou que decidirá com os líderes de bancada em reunião amanhã se o projeto vai direto para o plenário ou passa por comissões.

*Com informações da Agência Estado

Para saber ainda mais sobre investimentos educação financeira, não deixe de visitar o Hub de Educação da B3.