Mercado

Mercado hoje: PIB dos EUA e IPCA-15 são foco do dia

PIB americano será divulgado em meio às negociações sobre a elevação do teto da dívida americana. Investidores locais acompanham a tramitação do arcabouço fiscal

Painel de ações na B3. Foto: Divulgação/B3.
Ibovespa mergulha nesta segunda-feira repercutindo expectativas sobre a decisão do Copom de amanhã. Foto: Divulgação/B3.

Por Redação B3 Bora Investir

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos é o destaque da agenda internacional nesta quinta-feira, 25/05. O indicador será divulgado em meio ainda às negociações sobre a elevação do teto da dívida americana, cujo prazo para evitar um calote termina no dia 1º de junho.

No Brasil, as atenções recaem sobre o IPCA-15 de maio. Investidores também acompanham a reunião de líderes partidários do Senado para decidir se o arcabouço fiscal passará por comissões ou se vai direto a plenário.

Além disso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participam de eventos, entre eles de anúncio de acesso da população a carros novos. Já o presidente do BC, Roberto Campos Neto, tem discurso gravado a ser apresentado em evento da Moody’s.

No exterior

O pano de fundo nos mercados ainda é de cautela diante das dificuldades do governo dos Estados Unidos de fechar um acordo com a oposição para elevar o teto de sua dívida. Em função desse impasse, a Fitch colocou ontem o rating AAA dos EUA em observação negativa.

Na Europa, a Alemanha registrou contração de 0,3% da economia no 1º trimestre e entrou em recessão. Ao mesmo tempo, foi divulgado que a confiança do consumidor deve melhorar pelo oitavo mês consecutivo em junho. Contudo, isso deve acontecer a um ritmo mais lento.

No Brasil

O otimismo da maioria das bolsas americanas pode ser favorável ao Ibovespa. Porém, o petróleo em queda e incertezas sobre o teto da dívida americana podem pesar sobre o principal índice da B3.

A agenda externa também pode movimentar os negócios, com o PIB e negociações do teto da dívida dos EUA em destaque.

+ Quais são as etapas do pregão da B3?

Aqui, o mercado monitora também a tramitação do arcabouço no Senado e se ele poderá ser votado direto no plenário.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse nesta quarta-feira, 24/05, ser importante votar na Casa a nova regra fiscal ainda em junho. Ele afirmou que decidirá com os líderes de bancada em reunião amanhã se o projeto vai direto para o plenário ou passa por comissões.

*Com informações da Agência Estado

Para saber ainda mais sobre investimentos educação financeira, não deixe de visitar o Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.