Mercado

Mercado hoje: PMIs da Europa, EUA e Brasil e boletim Focus são destaques da agenda

Na semana, o IPCA de maio e o IGP-DI são os destaques. Eles serão divulgados antes do feriado de Corpus Christi, na quinta-feira, quando os mercados ficam fechados e reabrem na sexta

Fachada da B3.
Fachada da B3: nos EUA, impasse sobre elevação do teto da dívida é monitorado

Por Redação B3 Bora Investir

Os mercados começam a semana digerindo os índices de gerentes de compras (PMI) de serviços de vários países, entre eles China, Estados Unidos e Brasil, além das principais economias da Europa.

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, discursa em evento hoje. Já os dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) começam o período de silêncio, que antecede a reunião de política monetária dos dias 13 e 14 de junho.

+ 7 fatos ou frases que resumem a economia e o mercado na última semana

Na semana, o IPCA de maio e o IGP-DI são os destaques nacionais. Eles serão divulgados antes do feriado de Corpus Christi, na quinta-feira, quando os mercados ficam fechados e reabrem na sexta-feira. A tramitação do arcabouço fiscal no Senado também é aguardada, mas sem data de votação em plenário definida.

Ainda, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e o diretor de Política Econômica e de Política Monetária da instituição, Diogo Guillen, proferem palestras nesta segunda-feira.

No exterior

A Arábia Saudita decidir cortar sua produção de petróleo em mais 1 milhão de barris por dia de forma unilateral. A postura contrasta com a da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (OPEP+), que decidiu neste domingo manter a atual meta de produção do grupo até o final do ano.

Os investidores repercutem os PMIs de serviços da zona do euro e da Alemanha em maio abaixo das prévias. Por outro lado, o do Reino Unido superou a estimativa inicial e ficou em linha com o consenso.

Na zona do euro, a inflação ao produtor (PPI, na sigla em inglês) subiu 1% em abril ante igual mês do ano passado, de 5,5% de março.

+ Produção industrial volta a desacelerar e cai 0,6% em abril

Na Ásia, as bolsas na China e no Japão fecharam em alta, após o avanço dos PMIs de serviços chinês e japonês em maio.

Os investidores aguardam discursos da presidente do BCE e de dirigente do Fed, em meio a uma ampliação de apostas de que o Fed irá apenas “pular” um novo aperto monetário em junho. sugerido por dirigentes nas últimas semanas.

Os analistas acreditam que o BC americano retome a alta das taxas na decisão de julho, após o payroll misto em maio nos EUA e da aprovação do acordo para o teto da dívida americana.

No Brasil

As bolsas lá fora podem trazer volatilidade ao Ibovespa, que subiu aos 112.558,15 pontos na sexta-feira, maior nível de fechamento desde 31 de janeiro. Os investidores podem realizar lucros, após o principal índice da bolsa acumular valorização diária de 1,80% na sessão anterior e semanal de 1,49%, a sexta seguida, mais longa marca desde o fim de 2020.

O relator da regra fiscal, o senador Omar Aziz (PSD-AM), disse neste domingo que não quer “protelar” a tramitação do arcabouço fiscal. Ele apontou que conversará com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e com o relator do texto na Casa vizinha, Cláudio Cajado (PP-BA), caso existam ajustes que obriguem o texto a ser votado novamente pelos deputados.

“Para ser rápido, se tiver de voltar pra Câmara, quero estar acordado com Lira e o relator, pra não ter discussão que não chega a lugar nenhum”, afirmou em entrevista à CNN Brasil. Aziz irá relatar a proposta tanto na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde será votada primeiramente, quanto no plenário do Senado.

O governo deve antecipar a reoneração do diesel, que estava prevista para janeiro do ano que vem, para bancar o programa de estímulo à venda de carros novos. Segundo fontes, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, propôs bônus de até R$ 8 mil para carros novos em vez de descontos em impostos em modelos que custem, atualmente, até R$ 120 mil.

*Com informações da Agência Estado

Conheça um novo jeito de investir: veja o curso ESG oferecido pela B3

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.