Mercado

Mercados financeiros hoje: viés otimista antes de dados de inflação nos EUA pode atingir bolsa local

Por aqui, o IBGE anunciou há pouco que o IPCA de dezembro acelerou para 0,56%, fechando o ano de 2023 em 4,62%

Dinheiro brasileiro
Dinheiro brasileiro

Por Redação B3 Bora Investir

Os índices de preços ao consumidor do Brasil (IPCA), dos Estados Unidos (CPI) e da China de dezembro são destaques. Por aqui, o IBGE anunciou há pouco que o IPCA de dezembro acelerou para 0,56%, fechando o ano de 2023 em 4,62%.

Nos EUA, ainda sairão os pedidos de auxílio-desemprego e o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) de Richmond, Thomas Barkin, discursa em evento. Por aqui, tem ainda o leilão de prefixados do Tesouro.

Exterior à espera de CPI dos EUA

O tom otimista abarca os mercados de ações, dos Treasuries e do petróleo, principalmente, a poucas horas da divulgação do dado mais relevante da semana, o CPI dos EUA. O indicador pode ajudar a definir a possível trajetória de queda dos juros básicos americanos este ano, que foi desordenada após a divulgação do payroll, na semana passada.

A expectativa mediana é de alta de 0,2% no CPI em dezembro ante novembro e de 3,2% na comparação anual, após elevação de 0,1% e de 3,1%, respectivamente.

Ontem, as bolsas de Nova York encerraram os negócios com ganhos, em meio a apostas um pouco mais otimistas de que o Fed poderá começar a reduzir juros em março. Na Ásia, quase todas as bolsas fecharam em alta. Na China, os investidores renovaram as esperanças de mais estímulos monetários.

No Brasil, mercado repercute IPCA acima da expectativa, mas abaixo do teto da meta

A moderada busca por risco no exterior tende a influenciar os ativos brasileiros, que avaliam além do CPI americano o IPCA de dezembro e de 2023. Além disso, o recuo dos rendimentos dos Treasuries pode beneficiar principalmente os juros futuros, que também olham o leilão de prefixados do Tesouro, enquanto o Ibovespa ainda tende a refletir a valorização dos ADRs das blue chips no pré-mercado de Nova York, em meio a sinais de estímulos à China.

Essa ideia pode estimular o real apesar da indicação de estabilidade do dólar no exterior, que ainda acompanha o leilão de swap cambial pelo Banco Central. Aliás, o mercado como um todo acompanhará com a greve de 24 horas prevista para hoje dos servidores do BC. A extensão da greve ameaça cada vez mais a meta de déficit zero do governo. Os auditores afirmam que a arrecadação ficará comprometida enquanto o acordo firmado pela categoria com o governo em 2016 for descumprido.

*Agência Estado

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias