Notícias

O que é Open Finance? Conheça as vantagens e desvantagens

Sistema permite diversificação de serviços financeiros, mas é preciso se atentar para questões de segurança

Open finance Sistema financeiro aberto
O Open Finance é uma expansão do Open Banking. Foto: Youtube portal Open Finance Brasil

Com implementação iniciada no ano passado no Brasil, o Open Finance é um sistema de compartilhamento de dados pessoais de clientes de bancos e outras instituições financeiras que promete revolucionar a maneira como o sistema financeiro acontece hoje.

O maior compartilhamento de dados permitirá diversificação de serviços. Por exemplo, será possível que alguém se conecte a um aplicativo que recomenda opções de investimento. Ou então, que bancos ofereçam serviços e produtos personalizados a clientes.

O que é Open Finance?

O Open Finance é uma expansão do Open Banking, sistema em que dados do cliente são compartilhados num aplicativo de banco. Com o Open Finance, amplia-se o número de instituições com acesso a tais dados.

Carolina Sansão, gerente de tecnologia e inovação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), explica questões de segurança:

“Para compartilhar seus dados no Open Finance, é necessária a manifestação ativa, na forma de consentimento, para finalidades determinadas à instituição para a qual se deseja enviar os dados e à instituição que envia as informações. O consentimento terá prazo de validade compatível com essas finalidades, limitado a 12 meses.”

Sansão também destaca que o Open Finance funciona de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados – nº 13.709/2018. Além disso, o Banco Central faz a fiscalização dos consentimentos e da proteção dos dados dos clientes, de acordo com as normas e regulamentos já em vigor.

Quais são as vantagens do Open Finance?

Todas as trocas de informações do Open Finance são feitas por meio de programas que permitem a conexão entre instituições participantes. São os chamados APIs padronizados, sistema de aperfeiçoamento de interface de aplicativos.

Tal integração permite maior praticidade: “temos hoje algumas soluções de agregadores de dados que centralizam a vida financeira do cliente em um aplicativo único. Por meio desta solução, o cliente consegue acompanhar as suas movimentações, resultando em sugestões de investimentos ou até mesmo na recomendação de novos produtos e serviços mais personalizados e com condições de custos que melhor se adaptem à sua necessidade”, explica Carolina Sansão.

Outra vantagem é a maior facilidade de pagamento, já que o Open Finance permitirá transferências bancárias fora do aplicativo do banco, por meio de apps exclusivos para esse fim. Em seu estágio inicial, a solução funcionará só com o PIX.

+Black Friday: o que esperar da edição de 2022?

Quais são as desvantagens do Open Finance?

Uma vez que o Open Finance amplia as possibilidades de compartilhamento de dados por meio de aplicativos, recomendações de segurança no celular continuam relevantes.

A Febraban esclarece que, dada a tecnologia de ponta empregada pelas instituições financeiras, não há registro de violação da segurança de aplicativos bancários – como ataque de hackers, por exemplo. Entretanto, roubo e furto de celulares podem expor dados de clientes.

Alguns cuidados minimizam os riscos nessas situações, como:

  • Se há vários aplicativos num só celular, deve-se utilizar senhas diferentes para cada um deles.
  • No caso de roubo ou furto de celular, comunique seu banco o mais rápido possível.
  • Saiba como apagar dados do seu celular de maneira remota, por meio do computador ou outro aparelho.
  • Nunca deixe seus dados salvos em páginas de e-commerce. O melhor a fazer é preencher as informações do cartão de crédito a cada nova compra.

Para mais conteúdo de finanças pessoais, acesse o Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.