Notícias

Petrobras impulsiona Ibovespa que fecha no positivo após Prates descartar intervenção

Jean Paul Prates, indicado do governo para presidir a estatal, afastou a ideia de qualquer intervenção nos preços de combustíveis. Fala animou o mercado

Balcão da b3 em frente a uma tela com gráficos

Por Redação B3 Bora Investir

A Bolsa do Brasil (B3) fechou em alta pela primeira vez no ano após o futuro presidente da Petrobras, senador Jean Paul Prates (PT-RN) dizer que não haverá qualquer intervenção direta nos preços de combustíveis e nem desvinculação dos preços internacionais. Nesta quarta-feira, 04/01, Caio Paes de Andrade renunciou ao cargo de membro do conselho e presidente da estatal.

+ Entenda as mudanças no comando da Petrobras e o impacto das desonerações

Os ganhos do Ibovespa também foram ajudados pelas declarações do ministro da Casa Civil, Rui Costa, de que governo não está avaliando a revisão de nenhuma reforma. A fala aconteceu após o titular da Previdência, Carlos Lupi, dizer ontem que pretende rever as regras da Reforma da Previdência. Para evitar novas polêmicas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou uma reunião com todos os ministros para a próxima sexta-feira, 06/01

No cenário internacional, o Federal Reserve – banco central americano – informou na ata da sua última reunião que está determinado a levar a inflação para a meta de 2%. O Fed informou ainda que não deve haver cortes de juros em 2023, como esperava o mercado.

+ Ata do Fed sinaliza mais aumentos de juros com inflação persistente nos EUA

Diante de tantas notícias, o Ibovespa encerrou o dia em alta de 1,12%, aos 105.334 pontos. Na máxima atingiu 105.607 pontos. O resultado positivo foi puxado principalmente pelas ações da Petrobras. As preferenciais avançaram 2,82% e as ordinárias 1,94%.

No mercado de câmbio, o dólar comercial fechou praticamente estável – em leve alta de 0,01%, cotado a R$ 5,45.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.