Como será o funcionamento da Bolsa e bancos no Natal e Ano Novo
Confira como fica o funcionamento da bolsa e dos bancos nas festas de fim de ano e outras datas importantes de 2024
Com a proximidade das festas de final de ano, o funcionamento da bolsa de valores brasileira e dos bancos sofre algumas alterações. Por isso, os investidores devem ficar atentos aos horários e dias de funcionamento.
Funcionamento da bolsa e bancos no Natal
O Natal de 2023 será comemorado na segunda-feira, 25, quando não haverá pregão. As negociações voltam normalmente na terça-feira, 26, para a última semana do ano.
Para o funcionamento bancário, a mesma lógica será adotada. Assim, não haverá atendimento nas agências bancárias na data do Natal. A operações serão normalizadas no dia 26 de dezembro.
“Vale lembrar que, conforme previsto em Resolução do Conselho Monetário Nacional de 2020, não são considerados dias úteis para fins de operação bancária sábados, domingos e feriados de âmbito nacional e as agências bancárias não funcionam em feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais ou federais”, afirma a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Funcionamento no Ano Novo
Para o ano novo, o comportamento do feriado, na segunda-feira, 1º de janeiro, é o mesmo: bancos e bolsa não funcionarão. Com isso, o primeiro dia de funcionamento da B3 e das agências bancárias em 2024 será na terça-feira, 2.
Já o último dia útil do ano para atendimento presencial ao público, com expediente normal para a realização de todas as operações bancárias solicitadas pelos clientes, será no dia 28/12 (quinta-feira).
Do mesmo modo acontece com a bolsa, que não funcionará na sexta-feira, 29, como costume no último dia útil do ano. Sendo assim, o último dia de pregão do ano na B3 será no dia 28 de dezembro, quinta-feira.
Como pagar contas
Nos feriados e finais de semana, a população pode utilizar os meios eletrônicos de atendimento bancário, como aplicativos e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras.
Carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone, etc.) vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.
“Mesmo durante feriados, os canais digitais e caixas eletrônicos estão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário”, ressalta o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria.
Os clientes também podem agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).
Feriados sem funcionamento na bolsa em 2024
Confira também todas as datas em que não haverá pregão na B3 no ano de 2024. São eles
- Ano novo: 1º de janeiro (segunda-feira)
- Carnaval: 12 e 13 de fevereiro (segunda e terça-feira)
- Paixão de Cristo: 29 de março (sexta-feira)
- Dia do Trabalhador: 1º de maio (quarta-feira)
- Corpus Christi: 30 de maio (quinta-feira)
- Proclamação da República: 15 de novembro (sexta-feira)
- Natal: 24 e 25 de dezembro (terça e quarta-feira)
- Ano novo: 31 de dezembro (terça-feira)
Outras datas importantes para investidores no próximo ano
A bolsa de valores do Brasil destaca outras datas relevantes para os investidores terem atenção em 2024. Como:
- Come-cotas de fundos (31/05 e 29/11): nesses dias há a cobrança do IR para cotistas de fundos. Você vai ver uma diminuição nas cotas que possui e essa redução serve para pagar Imposto sobre a rentabilidade obtida pelo fundo;
- Pagamento da taxa de custódia do Tesouro Direto (janeiro e julho): se você investe em Tesouro Direto, provisione na conta de sua corretora um valor para pagar essa taxa;
- Declaração de Ajuste Anual do IR: a Receita ainda não divulgou o calendário de 2024, mas em 2023 a data final ficou no fim de maio;
- Investimento na Previdência para dedução de IR: 30 de dezembro.
Agenda Copom e Fomc 2024
A agenda do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que decide a taxa básica de juros do Brasil, a Selic, também foi divulgada. As datas de reunião serão:
- 30 e 31 de janeiro;
- 19 e 20 de março;
- 7 e 8 de maio;
- 18 e 19 de junho;
- 30 e 31 de julho;
- 17 e 18 de setembro;
- 5 e 6 de novembro;
- 10 e 11 de dezembro.
Já as datas do Comitê de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve, Banco Central Americano, que decide a política monetária da maior economia do mundo em 2024 são:
- 30 e 31 de janeiro;
- 19 e 20 de março;
- 30 de abril e 1º de maio;
- 11 e 12 de junho;
- 30 e 31 de julho;
- 17 e 18 de setembro;
- 6 e 7 de novembro;
- 17 e 18 de dezembro.
Para saber ainda mais sobre investimentos e educação financeira, não deixe de visitar o Hub de Educação da B3.