Notícias

Setor de serviços surpreende e avança 0,2% em junho

No 1º semestre, setor cresceu 4,7%, assim como o comércio, que avançou 1,3%. Indústria ficou no vermelho, com baixa de 0,3%.

O volume de serviços prestados no país avançou 0,2% em junho na comparação com o mês anterior, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira, 10/08.

Essa é a segunda taxa positiva consecutiva: em maio, houve alta de 1,4%, o que leva o setor a acumular ganhos de 4,7% no semestre. O varejo também ficou positivo e encerrou os seis primeiros meses do ano com alta de 1,3%. Já a indústria caiu 0,3%.

Para o economista André Perfeito, a melhora do setor que mais emprega no país deve levar a prévia do PIB (IBC-Br), que será divulgada nesta sexta-feira, 11/08, para o campo positivo, tanto no mês quanto no trimestre fechado. No 2º trimestre, os serviços cresceram 0,5%.

“O resultado é surpreendente e evidencia uma atividade mais resiliente do que a inicialmente pensada. Se projetava queda do PIB do segundo trimestre, uma vez que no primeiro havia subido 1,9%. Mas podemos ter alguma melhora adicional na atividade, algo como 0,3% no trimestre”, afirma.

Fonte: IBGE

Três das cinco atividades acompanhadas pela pesquisa do IBGE tiveram alta entre junho e maio.

O principal impacto veio dos serviços profissionais e administrativos, que avançaram 0,8% e recuperaram parte da queda de 1,2% acumulada nos dois meses anteriores.

Setores econômicos: como investir e quais os riscos de alguns deles

O gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, explica que nesse segmento entram as empresas de atividades jurídicas, administração de cartões de desconto e programas de fidelidade, além de engenharia.

“Um fator que pode explicar esse crescimento no primeiro segmento são os ganhos de causas, que eventualmente ocorrem no mesmo período em várias empresas, e provocam o aumento de receita”, afirma.

Serviços prestados às famílias seguem em alta

A retomada forte dos setores ligados ao entretenimento tem tido um impacto positivo fundamental no setor de serviços.

Esse grupo está contemplado dentro dos serviços prestados às famílias, que avançaram 1,9% em junho e acumula ganhos de 4,1% nos últimos três meses.

Por que o filme da Barbie fez as ações da Mattel dispararem?

“Essa atividade segue impulsionada pelo crescimento da receita de empresas de restaurantes e de espetáculos teatrais e musicais”, destaca Rodrigo Lobo, do IBGE.

O bom desempenho, pelo segundo mês seguido, das atividades de informação e comunicação, que subiram 0,5%, levou o grupo a acumular alta de 1,3% no 2º trimestre. Esse reflexo positivo foi puxado por provedores de conteúdo, ferramentas de busca na Internet e licenciamento de softwares.

Transportes tem impacto misto nos serviços

O setor de transportes, que caiu 0,3% em junho depois de avançar forte em maio (2,2%), trouxe um desempenho misto para o setor no mês passado.

Se por um lado o transporte de passageiros recuou 1,2% frente a maio, o de cargas cresceu 0,6%, atingindo o maior valor da série histórica e o impacto individual mais positivo no setor.

O gerente da pesquisa explica que, enquanto o aumento dos preços das passagens aéreas impactou negativamente o setor, o transporte de mercadorias puxa os serviços para o positivo.

“O escoamento da produção agrícola, com recordes de safra; o boom do comércio eletrônico, que gera grande demanda, e o transporte de mercadorias industriais explicam esse desempenho”, conclui Lobo. Outros destaque negativo foi o setor de outros serviços, que caiu 0,4% após avançar 0,8% em maio.

Quer aprender mais sobre investimentos? Conheça e faça os cursos gratuitos do Hub de Educação da B3.