Notícias

Sheik dos Bitcoins é preso novamente pela Polícia Federal

O empresário Francisley Valdevino da Silva, que respondia em liberdade acusações de pirâmide financeira, descumpriu as ordens da justiça e continuou operando

Francisley Valdevino da Silva, dono da Rental Coins
Francisley Valdevino da Silva, dono da Rental Coins Fonte: Reprodução Youtube / TV Record

A Polícia Federal voltou a prender nesta quinta-feira, 3/11, em Curitiba (PR), o empresário Francisley Valdevino da Silva, conhecido como “Sheik dos Bitcoins”. Ele é apontado como responsável por esquemas de pirâmide financeira e fraudes com criptomoedas no Brasil e no exterior.

Os policiais cumpriram também dois mandados de busca e apreensão dentro dos desdobramentos da Operação Poyais. A investigação apura crimes contra a economia popular e o sistema financeiro nacional, estelionato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

O empresário respondia, em liberdade, as acusações de formar pirâmide financeira disfarçada de aluguel de criptomoedas. Mas a polícia constatou que Francisley continuava administrando as empresas, inclusive com encontros frequentes em sua casa no Paraná. As reuniões, segundo a PF, mostraram que a organização criminosa continuava ativa.         

“Dias após a deflagração da operação policial, passou a realizar encontros frequentes, em sua residência em Curitiba, com funcionários de suas empresas. Uma das funcionárias é a gerente financeira de seu grupo, ao passo que outro empregado identificado é o responsável pelo designer gráfico das plataformas virtuais criadas pelo investigado para prática das fraudes”, informou a Polícia Federal em nota.

+ Conheça os 4 principais golpes envolvendo as criptomoedas

Operação da PF

A Operação Poyais foi deflagrada no dia 06 de outubro deste ano. Nas investigações, a Polícia constatou também que o grupo “confeccionava e comercializava plataformas e sistemas virtuais para terceiros interessados na prática de crimes semelhantes”.

A Polícia Federal trabalha para reparar os prejuízos às vítimas do esquema.

Criptomoedas hoje

Bitcoin (BTC), assim como outras moedas digitais, operam em baixa nesta quinta-feira. A queda é reflexo do forte pessimismo nos mercados diante do aumento dos juros nos Estados Unidos.

Por volta das 13h20, segundo o Coindesk, o Bitcoin (BTC) operava em queda 0,62% a US$ 20.262 dólares. A Ethereum (ETH) caia mais, 0,83%, vendida a 1.543 dólares. As duas moedas seguem o desempenho da Nasdaq, a bolsa de tecnologia americana. Depois de derreter mais de 3% ontem, o índice encolhe 1,06% aos 10.412 pontos.

+ Como investir em cripto pela bolsa? Guia prático

Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre criptoativos? Confira os cursos gratuitos no Hub de Educação Financeira da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias