Notícias

Taxa de desemprego fica em 7,8% no trimestre até agosto

O resultado veio em linha com a mediana das previsões da taxa por analistas do mercado

Carteira de trabalho. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua divulgado pelo IBGE. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Por Redação B3 Bora Investir

A taxa de desocupação no Brasil ficou em 7,8% no trimestre encerrado em agosto, de acordo com os dados mensais da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados há pouco pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado veio em linha com a mediana das previsões de analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast. O intervalo de estimativas para a taxa de desemprego ia de 7,7% a 7,9%, com mediana de 7,8%.

Em igual período de 2022, a taxa de desemprego medida pela Pnad Contínua estava em 8,9%. No trimestre móvel até julho, a taxa de desocupação estava em 7,9%.

+ Você sabia que o índice de desemprego afeta seus investimentos?

A renda média real do trabalhador foi de R$ 2.947 no trimestre encerrado em agosto. O resultado representa alta de 4,60% em relação ao mesmo trimestre de 2022.

A massa de renda real habitual paga aos ocupados somou R$ 288,9 bilhões no trimestre encerrado em agosto, alta de 5,50% ante igual período do ano passado.

*Agência Estado

Quer entender o que é macroeconomia e como ela afeta seu bolso? Acesse o curso gratuito Introdução à Macroeconomia, no Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias