Número de planejadores financeiros cresce 8,7% no Brasil; entenda a profissão
Brasil é o 5º país com maior número de planejadores financeiros no mundo
O número de planejadores financeiros certificados no Brasil atingiu 9.379 no final de 2023, segundo dados do Financial Planning Standards Board (FPSB). O crescimento de 8,7% posiciona o Brasil como o quarto país que mais expandiu sua base de profissionais certificados com CFP® (Certified Financial Planner).
O resultado também mantém o Brasil como 5º país com mais profissionais certificados. No mundo, são 223.770 planejadores CFP.
Para Carlos Castro, planejador financeiro e CEO da SuperRico, o aumento reflete uma crescente conscientização sobre a importância do letramento financeiro e do planejamento pessoal.
“As pessoas estão percebendo que ter controle sobre suas finanças traz mais segurança e qualidade de vida. A complexidade do mercado financeiro também tem contribuído, levando mais indivíduos a buscar ajuda profissional para tomar decisões”, diz.
Atração pela profissão
A maioria (48%) dos planejadores financeiros com certificado CFP® tem entre 30 e 39 anos, seguidos pela faixa etária de 40 a 49 anos (32%). Esse perfil tem mudado gradualmente, com um aumento no número de profissionais mais jovens e uma tendência de migração de carreira para pessoas mais experientes ou que estão se aposentando.
Para Castro, a profissão atrai por oferecer autonomia, flexibilidade e potencial de ganhos significativos. Segundo ele, “migrar para uma carreira que ajuda pessoas a alcançarem seus objetivos financeiros pode ser atrativo, especialmente quando oferece liberdade para definir horários e escolher clientes”.
Formação e capacitação de planejadores
Apesar de conhecimento prévio em finanças ser vantajoso, não é um requisito absoluto para ingressar na carreira de planejador financeiro. No entanto, é essencial estar disposto a aprender e se capacitar continuamente. “O caminho para se tornar um planejador inclui formação profissional por meio de cursos disponíveis no mercado e certificações reconhecidas, como o CFP®, além de se especializar em finanças, investimentos, seguros, entre outros temas relacionados”, acrescenta Carlos.
+ Planejador financeiro deve ser olhado como um médico da família, diz Cervi, da Planejar
Qual é a função dos planejadores financeiros?
O planejador é o profissional que entende a vida financeira do cliente e o ajuda a traçar objetivos, sugerindo as estratégias mais seguras para alcançá-los. Investir pode ser uma estratégia ou não.
Porém, nem todo planejador financeiro pode propor que seus clientes invistam. A regulação da CVM diz que o planejador financeiro não pode recomendar investimentos. Para que isso aconteça, ele deve estar credenciado como consultor junto ao órgão.
Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3.