Objetivos financeiros

Quanto custa criar um filho até os 18 anos?

Estudo mostra que o valor varia conforme o padrão de vida e a cidade de cada família - e pode passar de R$ 1 milhão na classe A

Porquinho rosa de louça usado para guardar moedas, com uma criança pequena ao fundo
Criança guarda dinheiro em seu porquinho. Fonte: Adobe Stock

A chegada de um filho muda simplesmente tudo na vida de um casal: as prioridades, os hábitos, os horários e, claro… as finanças da casa. Como todo pai e mãe sabem, as despesas com a criança começam bem antes do parto e acabam absorvendo uma parte importante do orçamento familiar por muitos anos.

O impacto financeiro é, inclusive, um dos fatores levados em conta por muitas famílias no debate sobre ter ou não uma criança. Das fraldas ao enxoval, das despesas médicas aos custos com alimentação e educação, a lista de gastos é tão ampla que fica até difícil entender qual o tamanho das contas que vêm pela frente. 

Pois, afinal, quanto custa concretamente ter um filho e criá-lo pelo menos até os 18 anos, quando ele entra na maioridade e geralmente já começa a gerar sua própria renda?

A pedido do Bora Investir, a fintech Plano, de educação financeira, realizou um estudo pensado para responder essa pergunta. Os resultados ajudam famílias de diferentes padrões de vida a estimarem os custos futuros e a se planejarem para ter as finanças sempre sob controle.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias