Objetivos financeiros

Saúde física e financeira: como ter um estilo de vida mais saudável pode te fazer ganhar dinheiro

Saúde física e financeira podem estar ligadas de diversas formas, como cuidado e prevenção a doenças

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

A saúde sempre foi considerada um tema importante, mas cada vez mais se transforma e engloba diversas áreas. Vimos a saúde mental ganhar espaço na discussão sobre cuidado, mas há outra área que também pede destaque na discussão: a saúde financeira.

Segundo Fernando de Almeida, Coordenador do núcleo de pesquisa Behavioral Science Lab na FEA/USP, a relação entre saúde física e financeira é um tema que atrela bem-estar físico e mental com a estabilidade das finanças.

“Dizia o poeta romano ‘mente sã em corpo são’, realçando a importância de cuidar da saúde mental para manter a saúde física. Essa conexão se estende à saúde financeira, pois dificuldades financeiras podem levar a estresse e ansiedade, que afetam negativamente a saúde física”, afirma. 

Portanto, manter um equilíbrio financeiro não significa apenas evitar perdas significativas que possam causar estresse elevado, mas também buscar ganhos de forma ponderada.

“Assim, considerar sua saúde financeira é crucial. Manter uma abordagem equilibrada em finanças é vital para assegurar um estilo de vida saudável e sustentável, tanto física quanto mentalmente”.

Como ganhar dinheiro ao cuidar da saúde física

Se a premissa de cuidar das finanças pode melhorar a saúde física, o contrário também pode ser verdadeiro. Já imaginou receber para se cuidar, seja praticando exercícios, meditação ou outras atividades? Algumas plataformas e aplicativos já têm implementado esse conceito.

A seguir, mostramos alguns deles:

WeWard

O WeWard, lançado na França em 2019, incentiva os usuários a praticar atividade física, remunerando-os economicamente na base dos quilômetros percorridos ou de metas de exercícios a serem alcançadas.

O limite de ganho depende do nível de atividade física, e dependendo dos resultados, os usuários obtêm um certo número de Wards, a “moeda virtual” do app. Essa moeda pode ser convertida depois em presentes, recompensas, cupons de desconto, vales, brindes, cartões de desconto, promoções ou até dinheiro diretamente na conta bancária.

Os passos são calculados com precisão usando o contador de passos, que funciona mesmo quando o smartphone está no bolso. Os dados de saúde também são monitorados para acompanhar o número de andares subidos, calorias queimadas e distância percorrida, permitindo que o usuário mantenha um controle diário de seu desempenho. No momento o aplicativo está disponível apenas na Europa.

Charity Miles

Outro app que pode te incentivar a se mexer mais é o Charity Miles, que transforma as distâncias percorridas em valores que podem ser doados para instituições de caridade que atuam por todo o mundo.

A cada 1,6 quilômetro percorrido (1 milha) ao caminhar ou correr, o usuário recebe um valor que pode ser enviado, pelo aplicativo, para a instituição selecionada. A distância também vale para corridas de bicicleta. No Brasil, os usuários podem baixar o aplicativo original ou podem usar o serviço pelo app da Strava, já conhecido como marcador de corridas.

Betterfly

A Betterfly é uma plataforma de benefícios corporativos que também incentiva seus usuários a manterem hábitos saudáveis e, com isso, manterem também suas contas em dia. “A temática do bem-estar financeiro ainda é pouco falada, mas é inerente à realidade de bilhões de pessoas no mundo”, diz João Kohn, diretor geral da Betterfly no Brasil.

Uma das possibilidades é o seguro dinâmico de vida, que bonifica o usuário pelo cuidados com sua saúde física. Assim, para uma quantia de tempo gasto ao caminhar, horas de exercício ou litros de água ingeridos, a pessoa ganha um valor em moeda digital.

“É uma jornada gameficada, que remunera o hábito saudável das pessoas com uma moeda virtual chamada Bettercoin. Ela pode ser usada para aumentar o valor do seguro de vida ou para doação”, explica o diretor geral. “A busca é por pequenas mudanças de hábito que fazem grandes impactos”, destaca Kohn. 

Para saber ainda mais sobre investimentos e educação financeira, não deixe de visitar o Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.