Notícias

Exercícios físicos: 3 jeitos de ficar em forma de graça

Praticar exercícios físicos em casa pode ser ótimo para a sua saúde física, mental e financeira

Fotografia de um homem e uma mulher correndo
Entrar em forma pode ficar mais barato com estes exercícios físicos

Por Guilherme Naldis

Os gastos com saúde fazem parte das despesas prioritárias de um planejamento financeiro. E mesmo que não dê para deixá-los de lado, às vezes é possível baratear alguns custos. Um exemplo são os exercícios físicos, que podem ser praticados em casa e não precisam, necessariamente, ser feitos em uma academia de musculação ou quadra esportiva especializada.  

Ainda que existem espaços para treinar com mensalidades para todos os bolsos, em tempos de endividamento ou de desemprego, toda economia ajuda, mesmo com coisas essenciais. E isso não quer dizer que você precisa parar de cuidar da sua saúde!

Durante o isolamento social para conter a pandemia de covid-19, muitos desses exercícios físicos que podem ser feitos em casa se tornaram conhecidos. Segundo o professor de educação física Jardan Marques, é possível perder peso e ganhar músculo da mesma forma que se faz com um especialista, mas sem gastar um real.

Quanto custa um seguro para celular e quais empresas oferecem

“O principal é ter disciplina para seguir uma dieta adequada e fazer os exercícios com frequência”, afirma o especialista. Para ele, basta ter um espaço arejado, amplo e claro para treinar em casa. Mesmo assim, é preciso respeitar os próprios limites: “comece sempre do começo. Não dá pra tentar fazer coisas muito avançadas sem supervisão, pois podem provocar lesões”, recomenda Marques. 

Separamos algumas opções de exercícios físicos para se manter em forma, mesmo quando as contas estiverem apertadas. Bora se exercitar!

Para perder peso, corra na rua 

Correr é uma atividade física simples, acessível e extremamente benéfica para a saúde. A corrida é um exercício cardiovascular intenso, que acelera o metabolismo e ajuda a perder peso de forma eficaz. A intensidade da corrida combinada com o terreno variado das ruas, como subidas e descidas, desafia o corpo e aumenta o gasto energético, contribuindo para a perda de gordura corporal.

Além de ajudar a emagrecer, correr fortalece o sistema cardiovascular. Exercícios físicos como este estimulam o coração, melhorando a circulação sanguínea e fortalecendo os músculos cardíacos. A prática regular da corrida ajuda ainda a reduzir o risco de doenças cardíacas, controlar a pressão arterial e aumentar os níveis de colesterol bom (HDL), resultando em uma melhora geral na saúde cardiovascular.

Para ganhar músculo, faça calistenia 

A calistenia é um sistema de exercícios que utiliza o peso corporal como resistência. Ao contrário dos treinos convencionais de academia, a calistenia enfatiza movimentos naturais e funcionais, como flexões, agachamentos, saltos, barras e exercícios de equilíbrio, em vez de depender de máquinas ou pesos externos.

Essa abordagem permite que qualquer pessoa, independentemente do nível de condicionamento físico ou idade, possa praticar a calistenia.

Pagamento por aproximação: quando usar e quando evitar

A sua principal vantagem para quem não pode ou não quer frequentar uma academia de musculação é que, na calistenia, você só precisa do seu próprio peso para se exercitar. Exercícios mais avançados do esporte requerem equipamentos simples, como barras e apoios de mão, mas a maioria deles pode ser feito no chão de casa.

Para ficar mais flexível, pratique yoga 

O yoga envolve uma série de poses e alongamentos que ajudam a melhorar a flexibilidade e fortalecer os músculos. Ao praticar em casa, você pode adaptar as sessões de acordo com suas necessidades específicas, focando em áreas do corpo que precisam de atenção.

Com o tempo, você notará um aumento da amplitude de movimento e uma maior força muscular, resultando em uma postura melhorada e menor risco de lesões.

Além disso, a prática em casa oferece a flexibilidade de escolher o ambiente que melhor lhe convém. Pode ser um cômodo tranquilo, em seu jardim ou mesmo em uma viagem. Tudo o que você precisa é de um tapete e disposição para se conectar consigo mesmo.

Para saber ainda mais sobre investimentos e educação financeira, não deixe de visitar o Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias