CRI e CRA

O que é Certificado de Recebível Imobiliário (CRI): entenda de uma vez por todas

Podcast Café com CRI traz conteúdos didáticos sobre os conceitos desse tipo de investimento, abordando desde a origem do instrumento financeiro

FII de CRI. Foto: Adobe Stock
Segundo o último boletim mensal da B3, o mercado de fundos imobiliários (FIIs) chegou a 2.198.615 investidores pessoa física. Foto: Adobe Stock

O podcast Café com CRI, apresentado por Felipe Ribeiro, deu início a uma série de vídeos didáticos sobre os principais conceitos dentro do mercado de Fundos Imobiliários.

O primeiro programa trouxe como tema os Certificados de Recebíveis Imobiliários – os CRI – que compõem carteiras de cerca de 40% dos Fundos Imobiliários listados na B3.

De acordo com Ribeiro, a série será um guia introdutório dentro da programação no formato de ‘pílulas’.

Apresentador que é sócio-diretor do Clube FII na área de Produtos Alternativos começou a explicação sobre Fundos de CRI, também chamados de Fundos de papel, contando sobre a origem do instrumento financeiro.

“O Certificado de Recebível Imobiliário teve origem nos Estados Unidos. Lewis Ranieri trabalhava em um banco e estava pensando em um jeito de vender – ou se desfazer – de títulos para diminuir a carteira de financiamento para as pessoas físicas da instituição. Naquele país e na Inglaterra, este tipo de título se chama security”.

Ranieri pegou centenas de títulos de financiamentos imobiliários, ou seja, aqueles recebíveis imobiliários, e os colocou em um único título, o security, de acordo com Ribeiro.

Veja também: Crise dos CRIs? Entenda o que acontece e saiba os riscos para os FIIs

O especialista ainda conta que, quando Ranieri foi perguntado por uma jornalista sobre o nome do título que estava fazendo, ele respondeu: “Securitization”.

“Ele quis dizer ali que estava transformando aqueles recebíveis em títulos”, afirma Ribeiro.

O podcast completo da série didática dentro do Café com CRI você acompanha no destaque desta matéria e também no canal do Clube FII no Youtube.

O Café com CRI vai ao ar toda terça-feira, às 8h30 da manhã, pelo Youtube.

Para saber ainda mais sobre investimentos e educação financeira, não deixe de visitar o Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias