Ações

Esta ação está barata ou vale pouco mesmo? Entenda o que é valuation

Valuation é o processo de estimar o preço justo das ações de uma empresa

Valuation calculadora.
O valuation serve para evitar uma compra de ações desastrosa. Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

Por Guilherme Naldis

Se você já comprou uma ação de alguma das empresas listadas na B3, já deve ter se perguntado: “será que esse papel vale isso mesmo?”. A dúvida é natural. Afinal, o mercado de capitais é volátil e os preços das aplicações sobem e descem conforme o desenrolar do noticiário. Porém, há uma técnica de análise de ações que permite saber se ela está cara ou barata diante do seu real valor: o valuation.

“É uma ferramenta fundamental para investidores que desejam avaliar se uma ação está valendo mais ou menos que o justo na bolsa de valores”, diz Rogério Brandão, planejador financeiro da Serafin.

Para isso, o valuation reúne os dados objetivos da empresa e os compara com as informações do passado. Também são levadas em conta informações subjetivas, como a reputação da companhia no mercado, a qualificação de seus funcionários e a avaliação dos membros de sua diretoria e do conselho administrativo.

Bora avaliar empresas!

O que é valuation?

O valuation é um conjunto de técnicas utilizado para definir o valor de algo. Segundo Carlos Júnior, analista chefe de fundos imobiliários do Simpla Club, o processo é tido como complicado mas, na verdade, ele está no nosso dia a dia. “Quando você compara o preço de produtos semelhantes, mas de marcas diferentes, e pondera a qualidade e o custo-benefício, você está aplicando o valuation”, diz.

Stock picking: 4 passos para escolher melhor suas ações

No mercado de ações, a técnica estima o valor real das ações de uma empresa, levando em consideração suas receitas, lucros, crescimento potencial e fatores econômicos e setoriais relevantes. Essa avaliação é importante para investidores e analistas financeiros, pois ajuda a tomar decisões informadas sobre a compra, venda ou retenção de ações com base em sua percepção de valor presente e futuro.

Por que fazer valuation?

Avaliar o valor de um investimento é um ponto crucial para obter um bom retorno. “Os bons investimentos reúnem duas características: a qualidade e o preço de aquisição, se for atrativo”, diz Júnior. 

O analista conta que com um valuation bem feito é possível decidir se é válido, ou não, comprar determinado papel. Afinal, o investimento precisa se pagar no futuro. “O lucro de um investimento é determinado no momento da compra, e não no da venda. Ou seja, se você comprou por um bom preço, metade do trabalho já está feito. Quando unidos, qualidade e preço formam a chave para um bom investimento”.

Além disso, o valuation previne erros de interpretação e afasta a possibilidade de cair em ciladas. “Muitas vezes, o mercado descola dos seus fundamentos por várias razões, como bolhas e fluxos de investimento”, argumenta Jayme Carvalho, economista e sócio da SuperRico

Como avaliar o preço de uma ação?

O valuation considera diversos fatores, como os fluxos de caixa futuros da empresa, a taxa de crescimento esperada, o risco associado ao investimento e a taxa de desconto apropriada. O objetivo final é determinar um preço razoável para as ações da companhia e permitir que os investidores tomem decisões informadas.

Para um investidor que está entrando na renda variável, os primeiros passos no valuation podem parecer desafiadores. No entanto, algumas abordagens podem ser úteis. Brandão afirma que, primeiro, é importante entender os princípios básicos de finanças e contabilidade, que incluem aprender sobre métricas financeiras, como receita, lucro líquido, margem de lucro e retorno sobre o investimento. 

Ações: 5 respostas às principais perguntas feitas para o Google

Depois, vem o estudo dos diferentes métodos de valuation, como o fluxo de caixa descontado, o múltiplo de lucro e o valor patrimonial. A prática e a experiência também são  fundamentais. Por isso é recomendado analisar empresas e comparar suas avaliações com seus desempenhos históricos e projeções futuras. “Além disso, é importante estar atualizado sobre as notícias e eventos que podem impactar as empresas que você está avaliando”, afirma o planejador.

É claro que existem maneiras mais simples e mais complicadas de se avaliar o preço de uma ação. As avançadas são utilizadas pelos profissionais da área, como gestores de investimento, planejadores financeiros e consultores. Já as básicas podem ser feitas por todos, mas perdem um pouco de precisão

Passo a passo para fazer valuation para iniciantes 

O primeiro passo do valuation é a definição da metodologia que será utilizada. Algumas delas são payback, TIR, fluxo de caixa descontado e o Modelo de Gordon. A depender da escolhida, os dados necessários serão diferentes. Uma vez escolhida a tática, é hora da busca pelos dados necessários. 

Depois disso é feita a aplicação das fórmulas, que resultarão no “valor justo” de um ativo. Mas este não é o fim do valuation, já que é necessário mudar as variáveis do cálculo para encontrar valores diferentes em hipóteses distintas. Assim, o valor do papel é calculado para diferentes cenários. 

O que evitar na hora de avaliar ações?

No processo de valuation, o que se busca é uma base de preço para avaliar, posteriormente, se um investimento está caro ou barato. Por isso, o preço encontrado não deve ser levado ao pé da letra. “O preço serve como um embasamento para ajudar, e não uma lei definitiva que limita”, diz Carlos Júnior.

Também é preciso uma certa dose de cautela com as informações obtidas das empresas, já que se corre o risco de cair na armadilha dos dados maquiados. E, é claro, controlar o otimismo, já que ele pode ser cobrado na forma de perda de patrimônio.

Minha primeira ação: confira este curso gratuito voltado para investidores iniciantes e curado pela B3

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias