Ações

Mercado financeiro hoje: Powell e prévias de PMI nos EUA

Jerome Powell, presidente do Sistema de Reserva Federal dos EUA.
Jerome Powell, o presidente do Banco Central dos EUA. Foto: Flickr/ Federal Reserve

A participação de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), sobretudo do presidente Jerome Powell, estarão no radar do mercado nesta sexta-feira (23) após o aumento dos juros. Também por lá será divulgada a preliminar do PMI composto, índice composto dos gerentes de compras, que engloba indústrias e serviços. 

No Brasil, o Banco Central faz dois leilões de linha (venda de dólares com compromisso de recompra) de até US$ 2 bilhões. Por aqui, analistas apontam que o clima apreensivo nos mercados internacionais pode não contaminar as negociações na bolsa brasileira, que têm operado na maioria das vezes descolado do exterior, principalmente o Ibovespa.

Ainda assim, dificilmente passará incólume pelo desconforto em meio ao crescimento de preocupações com a possibilidade de uma recessão mundial.

No exterior, a fraqueza retratada nas prévias de PMI na Europa reforça o ambiente de aversão a risco, imposto na véspera após aumentos de juros em várias partes do mundo. O PMI Composto da zona do euro caiu a 48,2 em setembro, no menor nível em 20 meses, enquanto o da Alemanha cedeu para a pior marca em pouco mais de dois anos. 

No Reino Unido, o PMI composto foi fraco e mostra contração da atividade – por tudo isso, a expectativa em relação ao PMI dos EUA é grande. 

O temor é de que a elevação recente das taxas perdure por mais tempo do que o esperado, dado que a inflação segue persistente, aumentando o risco de recessão mundial. 

Abertura: Ibovespa em queda de 1,80% a 112.018,55

*Com informações da Agência Estado

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.