Ações

Mercado e Morning Call Safra: queda da taxa de desemprego no Brasil

Taxa caiu para 8,7% no trimestre encerrado em setembro; ontem, Copom anunciou a manutenção da taxa básica de juros a 13,75% ao ano

Fila de pessoas em busca de emprego. Foto: Shannon Stapleton/File Photo/Reuters
O resultado veio acima do esperado da criação de vagas na economia americana. Foto: Shannon Stapleton/File Photo/Reuters

Nesta quinta-feira, 27, o mercado lida com as notícias da manutenção da taxa básica de juros em 13,75% ao ano, definida pelo Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) na noite de ontem, e da queda da taxa de desemprego no Brasil, anunciada agora pela manhã. 

A taxa caiu para 8,7% no trimestre encerrado em setembro, dentro do esperado pelo mercado. A população desocupada (9,5 milhões de pessoas) caiu ao menor nível desde o trimestre terminado em dezembro de 2015, recuando 6,2% (menos 621 mil pessoas) no trimestre e 29,7% (menos 4,0 milhões) no ano.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) e foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Consignado e estatais

O mercado também segue atento à notícia de que o ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou ontem suspender o empréstimo consignado a beneficiários do Auxílio Brasil, medida concedida pelo governo em meio às eleições, e do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O assunto ainda vai ser analisado pelo STF.

Ontem, o Ibovespa caiu pelo 3º dia, pressionado pela desvalorização de estatais e grandes bancos, como explica o Morning Call Safra de hoje:

+ Você sabia que o índice de desemprego afeta seus investimentos?

Mercado internacional

A frustração com alguns resultados corporativos tira a força das bolsas internacionais e a maioria está no vermelho. Destaque para as ações da Meta (controladora do Facebook), que caíam ao redor de 20% há pouco no pré-mercado em Nova York após balanço divulgado no fim da tarde de ontem. 

Os papeis do Credit Suisse perdiam mais de 12% na Bolsa de Zurique após o banco anunciar prejuízo de 4 bilhões de fracos suíços no terceiro trimestre e um ano plano de recuperação visando aplacar a crise de confiança que paira sobre a instituição.

A expectativa é de que o BCE (Banco Central Europeu) eleve seus juros básicos em mais 75 pontos-base em nova tentativa de combater a inflação na zona do euro, que vem renovando recordes há vários meses em meio ao choque dos preços de energia deflagrado pela guerra russo-ucraniana.

Abertura: Ibovespa sobe 0,40% aos 113.213,95 pontos

Fechamento: dólar à vista fecha a R$ 5,3067, em baixa de 1,39%

*Com informações da Agência Estado

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias