Ações

Mercado financeiro hoje: dólar e juros sobem com aversão ao risco externo

Dólar segue humor do mercado refletindo sinais dos próximos passos dos juros nos EUA

Notas de 50 dólares. Economia dos EUA Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Os investidores ajustam posições sob expectativas por falas de quatro dirigentes do Federal Reserve. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Na manhã desta quinta (28), o dólar opera em alta no mercado brasileiro e contribuiu com o aumento dos juros futuros em meio aversão a risco no exterior. Isso se dá porque há sinais de que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) deverá seguir apertando sua política monetária de forma agressiva.

Os investidores ajustam posições sob expectativas por falas de quatro dirigentes do Federal Reserve, incluindo o seu presidente, Jerome Powell, no fim da manhã.

+ Como os Bancos Centrais definem a taxa de juros?

Mais cedo, o euro bateu mínima em 20 anos frente o dólar, enquanto a libra segue enfraquecida, apesar dos sinais de novas altas de juros pelo BCE e o Banco da Inglaterra em meio a um pacote de estímulos do novo governo que pode realimentar a escalada da inflação no Reino Unido.

Na China, o yuan atingiu mínima histórica em relação ao dólar no mercado offshore, apesar dos esforços recentes do PBoC para sustentar a moeda. “O mercado cambial é de grande importância, e manter a estabilidade é a maior prioridade”, disse Liu Guoqiang, vice-presidente do PBoC, em reunião na terça-feira (27) com um grupo de bancos que ajuda a supervisionar o mercado de câmbio.

No Brasil, o Índice de Preços ao Produtor (IPP), que inclui preços da indústria extrativa e de transformação, registrou queda recorde de 3,11% em agosto, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa acumulada em 12 meses foi de 12,16%.

Abertura: Ibovespa cai 0,17% aos 108.188,60, na mínima

Fechamento: dólar à vista fecha em R$ 5,3497, queda de 0,50%

*Com informações da Agência Estado

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias