Commodities

6 ETFs para quem quer investir em commodities 

As commodities são parte importantíssima da economia mundial e podem ser diversas categorias

Mina de ouro em meio a mata. Foto: Pixabay
Petróleo, minério de ferro, milho, café e carne bovina são alguns exemplos das principais commodities globais. Foto: Pixabay

As commodities são produtos básicos não industrializados iguais em todo o mundo. Petróleo, minério de ferro, milho, café e carne bovina são alguns exemplos das principais commodities globais, que têm os preços definidos pela principal lei da economia: a de oferta e demanda. Assim, se há muita busca por petróleo, por exemplo, o preço sobe, e vice-versa. Da mesma forma, se a oferta de milho no mundo cai, seu preço sobe.

Para quem quer investir em commodity, várias opções surgem dentro do ambiente da bolsa de valores. O investimento pode ser feito de forma direta no Mercado Futuro ou de forma indireta, através de ETFs que acompanham o preço de commodities, ou em empresas que têm sua atuação no setor. São os casos da Vale e da Petrobras. 

Para aqueles que querem investir de forma diversificada através de um fundo de índice, o ETF, a bolsa oferece 6 alternativas. Confira!

6 ETFs ligado a commodities para investir

BB ETF Índice Futuro de Boi Gordo B3 – BBOI11

O ETF BBOI11 é um fundo que que acompanha a variação do índice brasileiro Futuro de Boi Gordo B3. Este, por sua vez, é um indicador de retorno total de uma carteira teórica composta pelo vencimento mais próximo do contrato futuro de Boi Gordo (BGI) com rolagem mensal e o caixa investido em ativos indexados à taxa de DI 1 dia.

BB ETF Índice Futuro de Milho B3 – CORN11

Outro ETF que segue o índice da bolsa brasileira é o ligado ao indicador do Futuro de Milho. O índice tem como objetivo acompanhar o desempenho do contrato futuro de milho (CCM), acompanhando as mudanças de preço de uma carteira teórica composta somente pelo primeiro vencimento com rolagem bimestral.

TREND ETF LBMA OURO –  GOLD11

ETF ligado ao ouro, o fundo segue o LBMA Gold Price, um índice global da ICE, utilizado como preço de referência do ouro à vista em dólares. Esse preço é divulgado duas vezes ao dia e é utilizado e formado pela negociação realizada via leilão eletrônico de ouro custodiado na Bolsa de Londres.

ISHARES GOLD TRUST – BIAU39

Outro fundo ligado ao Ouro, o iShares Gold Trust é um BDR de ETF. O BIAU39 também é ligado ao LBMA Gold Price. 

ISHARES SILVER TRUST – BSLV39

Outro BDR de ETF da BlackRock, o BSLV39 busca acompanhar a variação do índice LBMA Silver Price, um indicador global da ICE que utiliza como preço de referência a prata à vista em dólares. Esse preço é divulgado duas vezes ao dia e é utilizado e formado pela negociação realizada via leilão eletrônico da prata custodiada em Londres.

iShares GSCI Commodity Dynamic Roll Strategy ETF – BCOM39

Um BDR de ETF menos setorizado, o BCOM39 é atrelado à variação do índice S&P GSCI Dynamic Roll (USD) Total Return Index. Este indicador busca medir o desempenho de uma cesta mais abrangente de commodities, como petróleo, gás natural, grãos, café, açúcar, alumínio, cobre, prata e ouro, entre outros.

Perspectivas para o mercado de commodities

Segundo João Abdouni, analista da Levante Inside Corp, no setor de commodities há segmentos diferentes que respondem a diversos fatores de forma única. As taxas de juros altas atualmente no mundo podem levar a uma queda de preços, no caso dos produtos que sofrem pressão ou redução na demanda. Mas há outros fatores que precisam ser levados em consideração na análise, e variam de produto para produto. Por exemplo, os fatores que mexem com o preço do ouro não são os mesmos que influenciam os valores da soja.

“Historicamente o minério de ferro costuma se valorizar no segundo semestre com a maior intensidade da economia chinesa. Já o petróleo, nas férias do hemisfério Norte, costuma ter boa performance principalmente entre julho e julho, assim como no inverno europeu no final do ano”.

O analista também destaca que a celulose segue forte acima dos US$ 700 por tonelada. “As empresas exportadoras de commodities seguem se beneficiando do dólar acima dos R$ 5,20 neste momento. Assim, a geração de caixa operacional dessas empresas deve seguir em patamares elevados para a segunda metade de 2024”.

O que é considerado uma commodity

O termo commodity é referente aos insumos considerados matérias-primas, que têm entre suas características produção em larga escala; capacidade de ser estocada; pouca industrialização; alto nível de comercialização e padrões de qualidade mundiais.

As commodities podem ser classificadas entre:

  • Agrícolas: essencialmente matérias-primas do agronegócio como soja, milho, trigo, algodão, café, carne e açúcar;
  • Minerais: como o próprio nome sugere, entram neste grupo minérios, minerais, metais e recursos ligados à energia. Entre as mais conhecidas estão: ferro, minério de ferro, ouro, petróleo e gás natural;
  • Ambientais: recursos naturais que produzem outros bens e são importantes para a indústria como água e madeira.

Quer saber mais sobre como investir em ETFs? Confira os cursos gratuitos do Hub de Educação da B3 sobre o assunto!