Tipos de investimentos

ETF de Renda Fixa: conheça as opções para investir na bolsa

Fundos baseados em índices de renda fixa estão atrelados a inflação, Selic e juros

Palavra ETF escrita em uma calculadora. Foto: Adobe Stock
Assim como os ETFs de renda variável, os de renda fixa também refletem as variações de rentabilidade dos índices a que estão atrelados. Foto: Adobe Stock

Os ETFs (Exchange Traded Funds), conhecidos também como fundo de índices, são uma grande ferramenta de diversificação. Suas versões mais conhecidas são atreladas a índices de renda variável, como de ações, mas existem também opções de ETF atrelados a índices de renda fixa, como inflação e Tesouro Direto.

Assim como os ETFs de renda variável, os de renda fixa também refletem as variações de rentabilidade, antes do desconto de taxas e despesas, dos índices a que estão atrelados. Os índices de referência do ETF podem ser quaisquer índices de renda fixa reconhecidos pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A lógica para investir em um ETF de renda fixa segue a mesma dos outros ETFs. As cotas de ETF são negociadas na B3 e, ao adquiri-las, o investidor passa a deter, mesmo que indiretamente, todos os títulos da carteira teórica do índice de referência. Isso tudo sem ter que comprá-los separadamente.

Confira todos os ETFs de Renda Fixa listados na bolsa de valores brasileira:

ETF BRADESCO IMA-B5+ (B5MB11)

Negociado com o ticker B5MB11, o fundo do Bradesco segue o IMA-B5+, índice da Anbima. O IMA-B5+ reflete o desempenho e a evolução dos títulos públicos atrelados à inflação com prazo maior de 5 anos.

IT NOW IMA-B5 P2 (B5P211)

Gerido pelo Itaú, o ETF It Now IMA-B5 P2 também é atrelado a um índice de inflação calculado pela Anbima, o IMA-B5 P2. O índice segue o desempenho dos títulos públicos selecionados que tenham prazo para o vencimento entre um mês e 5 anos, porém, ele é ajustado para que o prazo médio dos ativos da carteira permaneça sempre igual ou superior a 2 anos.

BTG PACTUAL TEVA DEBÊNTURES DI (DEBB11)

O ETF do BTG Pactual segue outra classe de ativos de renda fixa, as debêntures. Atrelado ao índice da empresa Teva, o ETF reflete o retorno de uma carteira de diversas debêntures com remuneração composta pela taxa DI mais acréscimo de spreads (diferença entre o preço de compra e venda do ativo), e composta pelo Tesouro Selic (LFT).

MIRAE ASSET RENDA FIXA PRÉ (FIXA11)

Fundo gerido pela Mirae, o FIXA11 acompanha a variação do índice S&P/B3 Futuros de taxa de juros DI 3 anos. Esse índice é composto por uma carteira teórica de títulos prefixados com prazo de 2 anos e meio a 3 anos, combinando futuros de DI e ativos ligados às taxas Selic over e DI.

Conheça tudo sobre ETFs e compare os tipos de fundos de índice

IT NOW IMA-B5+ (IB5M11)

O It Now IMA-B5+ é o ETF do Itaú que segue o índice IMA-B5+ da Anbima, assim como o ETF Bradesco IMA-B5+. O índice reflete o desempenho e a evolução dos títulos públicos atrelados à inflação com prazo maior de 5 anos.

IT NOW ID ETF IMA-B (IMAB11)

Outro entre as opções de ETF geridas pelo Itaú, o IMAB11 é atrelado ao índice da Anbima IMA-B, que acompanha títulos públicos ligados à inflação. A carteira é balanceada mensalmente com ativos do Tesouro que têm vencimento superior a um mês.

ETF BRADESCO IMA-B (IMBB11)

Outra opção de ETF de renda fixa para o índice IMA-B, Anbima, é o ETF do Bradesco. O IMBB11 segue os mesmo critérios do ETF citado acima, atrelado ao desempenho de títulos públicos ligados à inflação e com vencimento superior a um mês.

IT NOW IRF-M P2 (IRFM11)

Mais uma opção ofertada pelo Itaú é o ETF It Now IRF-M P2, fundo que acompanha o índice que dá nome ao ativo. O índice IRF-M P2 é calculado pela Anbima e segue o desempenho dos Títulos Públicos prefixados. Nele estão ativos que têm vencimento a um mês, mas com adicional de que o prazo médio da carteira seja maior ou igual a 2 anos.

Tributação de ETFs de Renda Fixa

Em relação à tributação, os ETFs de renda fixa pagam 15% de imposto de renda sobre o rendimento, a menor alíquota possível, independentemente do prazo do fundo. Isso quer dizer que o investidor tem que pagar 15% de imposto sobre o lucro caso venda sua cota por um preço superior do que quando comprou.

Outro ponto sobre tributação é que os ETFs de renda fixa não contam com o imposto “come-cotas”, que desconta semestralmente (em maio e novembro) dos fundos de investimento em renda fixa.

Quer saber mais? A B3 tem um curso explicando passo a passo como investir em ETFs.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias