Renda variável

Ibovespa B3 encerra quinta-feira em alta de 0,56%

A economia dos EUA cai e o mercado sobe. Por que isso acontece?

Dirigentes do Banco Central dos Estados Unidos sentados em torno de uma grande mesa
Reunião do Comitê de Política Monetária dos EUA, responsável por decidir a trajetória dos juros no país. Foto: Divulgação

O Ibovespa B3, principal indicador da bolsa de valores brasileira, fechou a quinta-feira (25) em alta de 0,56%, acompanhando o desempenho positivo do mercado de ações norte-americano.

O resultado está ligado ao novo recuo do PIB dos Estados Unidos divulgado hoje. O indicador registrou uma queda anualizada de 0,6% – menor do que a anterior, mas confirmando uma recessão técnica na maior economia do mundo. Mas por que um mau sinal para o PIB americano gerou uma alta no preço das ações?

O que é macroeconomia e quais fatores impactam nos investimentos?

Na avaliação dos investidores, a queda da atividade econômica reduz a pressão inflacionária nos Estados Unidos, abrindo espaço para uma alta menor da taxa de juros. Funciona assim: quando os preços estão subindo muito (inflação), o Banco Central dos países aumenta os juros. Com isso, o crédito fica mais caro e o consumo tende a desacelerar, contendo a alta de preços. Se o consumo já está menor – como sugere a queda do PIB –, o Federal Reserve, que é o Banco Central dos Estados Unidos, pode reduzir a dose do remédio contra a inflação, os juros.

Do ponto de vista dos investimentos, a perspectiva de juros mais baixos é boa para empresas e consumidores, que voltam a ter crédito mais barato. É comum, nesse cenário, as ações se valorizarem.

Para saber ainda mais sobre investimentos e educação financeira, não deixe de visitar o Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias