Investir melhor
Dinheiro é como sabonete
Planejamento preserva o seu patrimônio e te gera tranquilidade
Por favor, não vá esfregar dinheiro pelo corpo no próximo banho. Não será uma boa ideia.
A comparação aqui é para te alertar que quanto mais você mexer no seu dinheiro, mais ele vai derreter. Assim como um sabonete.
No texto anterior expliquei a marcação a mercado nos títulos públicos e demonstrei um caso em que eu poderia ter vendido um título com lucro bem maior do que se esperasse seu vencimento, que acontecerá só em 2060. E por que não o vendi (36 anos antes)?
Porque dinheiro é como sabonete e eu não quero que o meu fique derretendo ao longo do tempo, muito pelo contrário.
Movimentações como essa geram pagamento de tributos e custos, como comissões e corretagens. E é assim que o dinheiro vai derretendo aos poucos. Claro que eu teria tido um bom lucro com a venda, mesmo considerando os custos, mas a partir daí teria que tomar uma nova decisão de investimento.
Encontraria algo tão adequado a um objetivo traçado, de ter renda complementar na aposentadoria? Encontraria algo com mesmo nível de retorno e baixo risco?
E se depois de muita pesquisa eu encontrasse um outro investimento que atendesse às duas perguntas anteriores. Eu o manteria por longo prazo na minha carteira de investimentos ou venderia na primeira oportunidade de ganhar mais? Se vender, meu sabonete derrete mais um pouco e meu objetivo fica mais distante e complicado de atingir.
Mas eu teria tido um bom lucro com a venda. Sim, então voltamos ao estágio inicial de pesquisar um novo investimento que atenda aos objetivos e níveis de risco e retorno desejados. E se eu o encontrar? Vou manter por longo prazo ou vender rapidamente de novo?
Acredito que você já tenha entendido. Mas talvez não esteja se conformando. Como assim? Se tem lucro tem que vender e colocar no bolso. É assim que se ganha mais do que a média do mercado, fazendo giros com inteligência, aproveitando a volatilidade e as oportunidades.
E eu acertaria muitas outras vezes esses movimentos?
Quero crer que você tenha essa habilidade superior à média do mercado, mas admito que já estudei o bastante para saber que eu não a tenho. Além do mais, invisto para ter tranquilidade. Não quero ficar acompanhando movimentos de preços e comprando e vendendo ativos o tempo todo. Ainda mais para fazer algo que já sei que trará piores resultados no longo prazo.
Quem planeja antes de investir sabe o motivo pelo qual escolheu seus ativos e deixa o tempo agir. Você sabe bem que o efeito dos juros compostos é exponenciado pelo passar do tempo. Então deixe-o fazer efeito.
E até agora estamos falando de vender com lucro. Quem vende desnecessariamente com prejuízo arranca verdadeiros nacos do próprio sabonete. Paga taxas e comissões e deixa parte do patrimônio para o mercado. Se for para trocar de classe de ativos então, tem grandes chances de vender o que está barato para comprar o que está caro.
Juros caem e você vê nas redes sociais que “a renda fixa morreu”. Então corre para trocar renda fixa por renda variável. Paga tributos ou realiza prejuízo, paga comissões e taxas. Alguns meses depois os juros voltam a subir e então os influenciadores dizem que “a renda variável morreu”. E você vai lá trocar renda variável por renda fixa. Paga tributos ou realiza prejuízo, paga comissões e taxas. Que belo método de aniquilar seu patrimônio!
Novamente algo que é facilmente evitado com planejamento.
Liste os seus objetivos, escolha investimentos adequados para cada um deles, invista e deixe o tempo agir.
Precisa de ajuda para traçar seus objetivos e montar uma carteira de investimentos adequada? Dois passos simples para isso:
1 – Distância das redes sociais (você e seu patrimônio não merecem tão baixo nível).
2 – Contrate um consultor de valores mobiliários. Profissionais habilitados, autorizados pela CVM, que entenderão o seu momento de vida, seus objetivos, e te ajudarão a ter e manter um planejamento de longo prazo.
Os anos contam histórias que os dias desconhecem. Planeje e execute. Seu patrimônio vai estar protegido, crescendo, gerando renda e tranquilidade ao longo do tempo, ao invés de ficar derretendo a cada movimento e te gerando ansiedade e frustração.