Objetivos financeiros

Invista dinheiro agora ou você vai se arrepender. Será mesmo?

Lembra quando a sua mãe costumava dizer: “você não é igual a todo mundo”?  Pois é, ela estava certa!


Cintia Frankfurt

@falando_em_investir

Fundadora do Falando em Investir, analista CNPI e consultora CVM. Possui ampla expertise em planejamento financeiro e investimentos. Por meio de sua consultoria, orienta as pessoas a investir com segurança, ajudando-as a alcançar seus sonhos e objetivos de vida.


Eu sempre gostei muito de viajar! Toda a empolgação dos preparativos, montar um roteiro, buscar hotéis com bom custo-benefício e encontrar as melhores passagens me envolvem e me levam ao clima do destino. Por isso, nunca optei por agências de viagens. Fazer tudo isso por conta própria me traz alegria!

Entretanto, ao buscar hotéis ou passagens aéreas, você já reparou que, às vezes, surge uma mensagem como “restam apenas 3 assentos” ou “último quarto disponível”?

Isso desperta automaticamente um alerta, criando uma sensação de urgência e pressão, por medo de perder uma boa oportunidade. E se o hotel que eu mais gostei não estiver mais disponível amanhã? Se a passagem ficar mais cara? Preciso resolver isso rápido!

Honestamente, nunca soube dizer se esses alertas são reais ou apenas mais uma ferramenta de marketing para nos fazer consumir mais rápido. O ponto é que, invariavelmente, essas notificações têm algum efeito sobre nós: elas fazem com que nossas decisões não sejam tão racionais quanto gostaríamos.

Isso acontece também no mundo dos investimentos, levando muitas pessoas a cometer erros ou fazer más escolhas devido a impulsos emocionais. É natural ficarmos inquietos ao pensar que estamos desperdiçando uma oportunidade que parece imperdível. Quando percebemos que essa chance existe, a ansiedade toma conta e as decisões passam a ser tomadas sem um bom critério.

Hoje, vejo muitas mensagens na mídia, especialmente nas redes sociais, com afirmações do tipo: “Agora é a hora de entrar na bolsa! Não perca essa chance ou você vai se arrepender!” e isso pode gerar ainda mais ansiedade. 

É verdade que estamos vivendo um momento de mudanças no cenário econômico, com expectativa de queda na taxa de juros e valorização da bolsa. A inflação tem se mostrado mais controlada e convergindo para a meta. 

Qual o problema que tenho observado? A combinação deste cenário de mudanças com as mensagens do tipo “não deixe essa oportunidade escapar”, tem causado uma grande angústia. Muitas pessoas me procuram perguntado se devem mesmo investir na bolsa, se é o momento certo ou se a grande oportunidade já passou… 

O que avaliar na hora de investir meu dinheiro?

Se você também está preocupado, pensando se perdeu uma grande oportunidade, eu tenho dois conselhos para te dar:

Meu primeiro conselho é que você não se deixe levar apenas pelos cenários do mercado para escolher seus investimentos. 

Sim, o cenário é importante, mas fatores pessoais, como sua situação financeira e seus objetivos são essenciais para que você decida se um investimento é adequado para você. Se as suas condições pessoais não forem favoráveis para investir em ações, não se preocupe com mensagens persuasivas. 

Se você ainda não se convenceu, vamos pensar em um exemplo extremo: imagine alguém vendendo um iate maravilhoso pela metade do valor original (de 4 milhões por 2 milhões). Um belo desconto, não é? Mas se você não tem condições de arcar com os custos de ter um barco, fica claro que essa oferta não é adequada para você. Nessa situação, a decisão de não comprar o barco é tomada com tranquilidade.

O mesmo vale para investimentos! Conhecer a si mesmo e ter um plano bem definido te tornarão imune às mensagens persuasivas das redes sociais. Se seu momento de vida atual e seus objetivos não te permitem investir em ações, espere por uma oportunidade mais adequada ao seu momento de vida.  Acredite, este momento vai chegar.

Outro conselho importante é evitar decisões apressadas e atropelar etapas. Saiba que no mercado financeiro sempre vão existir novas oportunidades. Se a bolsa estava barata e você não pôde investir, pois ainda não tinha nem mesmo sua reserva de emergência formada, fique tranquilo! 

Sempre vai existir um novo bom momento para entrar na bolsa, pois o mercado financeiro é cíclico. 

Decidir com pressa pode prejudicar seus investimentos, pois você não avalia adequadamente as circunstâncias. Você sabia que nosso cérebro tem a tendência de ceder a mensagens de urgência e escassez? 

Isso acontece com ainda mais intensidade quando envolve o medo de ficar de fora de algo que parece muito bom ou que todos estejam fazendo. 

Esta fragilidade é usada pelo marketing e pela mídia, seja para nos convencer a fazer compras ou para investir em produtos específicos.

Uma história real…

Eu tenho notado que muitas pessoas estão preocupadas com as mudanças no cenário econômico e confusas com as informações que recebem nas redes sociais. No entanto, quero compartilhar a história inspiradora de uma cliente da minha consultoria, a Michele (nome fictício), que é um exemplo de controle emocional.

A Michele é professora, divorciada, tem 47 anos e dois filhos adolescentes. Ela não tem muitos objetivos de curto prazo. De maneira geral, suas metas são: garantir uma boa aposentadoria, dar uma boa educação para os filhos e fazer viagens anuais em suas férias. 

Ela já trabalhou muitos anos, soube poupar parte de sua renda e hoje possui um bom patrimônio financeiro.

Todo este contexto permitiu que montássemos para ela uma carteira de investimentos bem diversificada, com aplicações em renda fixa, renda variável e até mesmo investimentos internacionais. 

Ela é disciplinada em seguir as orientações do seu planejamento financeiro, mas sempre que o mercado apresenta oscilações, ela entra em contato comigo antes de tomar qualquer decisão impulsiva.

Ela já havia investido parte de seu capital na bolsa americana há alguns meses e, recentemente, estava prestes a fazer um novo aporte, seguindo a recomendação de seu plano. No entanto, no momento em que ia realizar o investimento, ela notou que houve uma grande valorização da bolsa desde sua última aplicação. 

Você já deve ter ouvido que o momento mais interessante de investir na bolsa é quando ela está em baixa, aproveitando uma possível valorização futura. Sabendo disso, Michele interrompeu o que estava fazendo e me chamou para uma conversa.

O interessante é que ela não tem pressa e está disposta a esperar o momento mais oportuno para investir, caso seja necessário. Essa atitude tem tido um impacto muito positivo em seus investimentos, proporcionando melhores retornos.

Essa lição de paciência e cautela é valiosa para todos nós. Ao evitar decisões precipitadas ou que simplesmente sigam o que todos parecem estar fazendo, podemos alcançar resultados mais favoráveis em nossos investimentos.

Lembra quando a sua mãe costumava dizer: “você não é igual a todo mundo”?  Pois é, ela estava certa! Evite seguir a manada e confie em seus próprios planos, idealmente apoiados por um bom planejamento financeiro.